Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6490
Tipo: | Dissertação |
Título: | A produção da infância pós-moderna no discurso midiático: o jornal digital Dourados News (2000 a 2022) |
Autor(es): | Martins, Keila Vialli |
Primeiro Orientador: | Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Adriana Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Campos, Míria Izabel |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Magda Carmelita Sarat |
Resumo: | A presente pesquisa tem como tema a infância no discurso da mídia, concentrando-se na produção da infância pós-moderna no discurso midiático do jornal digital Dourados News. O objeto deste estudo é analisar como a infância pós-moderna é representada pelo discurso midiático do jornal douradense, guiando-nos pela seguinte questão: “Como a infância pós-moderna foi produzida no discurso da mídia digital douradense no período de 2000 a 2022?”. Escolhemos esse recorte temporal devido à criação e continuidade do referido jornal pela atualidade e relevância do tema no nosso cotidiano, sob a perspectiva da história do tempo presente. A pesquisa está inscrita nos estudos culturais e pós-críticos, dialogando principalmente com a perspectiva foucaultiana e com autores que estudaram a história da infância e a pós-modernidade. Inscrevemos a pesquisa nos estudos culturais e pós-críticos e selecionamos para as problematizações e análises em diálogo, principalmente, com a perspectiva foucaultiana e com autores que estudaram a história da infância e a pós-modernidade. Utilizamos como fonte as matérias e reportagens publicadas no jornal. Consideramos a infância como uma construção social, cultural e histórica, ou seja, sujeita a transformações e inscrita em uma matriz compreensível. Reconhecemos o período em questão como marcado por circunstâncias extraordinárias, amplamente conhecido como cultura pós-moderna, caracterizada pelas expressivas transformações na forma como vivemos “o” e “no” mundo. Segundo as matérias do jornal, observamos que os discursos que discorrem sobre o sujeito “criança”, ou “infância” são variados. A educação da infância aparece em diversos eixos temáticos, não se limitando apenas a matérias que se referem à escola ou instituições de ensino infantil, mas abrangendo seu sentido amplo. Diante da análise dos materiais coletados, concluímos que os discursos midiáticos voltados para a infância são amplos e abrangem diversos eixos, inclusive a violência. Com isso, é possível destacar a importância de compreender como a infância é moldada nesses discursos, para que se possa contribuir, criticamente, para a educação e o desenvolvimento infantil. |
Abstract: | This research investigates the representation of childhood in media discourse, with a focus on the portrayal of postmodern childhood in the digital newspaper Dourados News. The primary objective is to analyze how postmodern childhood is constructed within the media discourse of the Dourados News, guided by the following research question: "How has postmodern childhood been represented in the digital media discourse of Dourados News from 2000 to 2022?" The selected timeframe coincides with the inception and ongoing publication of the online newspaper, emphasizing the current relevance and importance of this topic within the context of contemporary history. The study is situated within cultural and post-critical studies, drawing primarily on Foucauldian perspectives and scholars who have examined the history of childhood and postmodernity. The primary sources include articles and reports published in Dourados News. Childhood is treated as a social, cultural, and historical construct, subject to transformation and inscribed within an intelligible framework that acknowledges the period in question as marked by significant changes, characteristic of postmodern culture. This culture is noted for its profound shifts in the way we experience and perceive the world. The analysis reveals that media discourses surrounding the concept of "child" or childhood are diverse and span multiple thematic axes. The discourse on childhood education appears not only in articles related to schools or early childhood education institutions but also in a broader sense. The examination of the collected materials leads to the conclusion that media discourses about childhood are extensive and encompass various themes, including violence. This highlights the importance of understanding how childhood is shaped in these discourses to critically contribute to childhood education and development. |
Palavras-chave: | Construção sociocultural e histórica Sociocultural and historical construction Discurso Discourse Educação infantil Early childhood education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | MARTINS, Keila Vialli. A produção da infância pós-moderna no discurso midiático: o jornal digital Dourados News (2000 a 2022). 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6490 |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
keilaviallimartins.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.