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Tipo: Dissertação
Título: Atividades de leitura em dois momentos históricos: a coleção brincando com as palavras (1985 e 2018)
Autor(es): Marqueti, Luci Mara Gavazzoni
Primeiro Orientador: Pessanha, Eurize Caldas
metadata.dc.contributor.referee1: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Bertoletti , Estela Natalina Mantovani
metadata.dc.contributor.referee3: Moreira, Kênia Hilda
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Fabiany de Cássia Tavares
Resumo: Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa História, Memória e Sociedade do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados. Por meio da análise da coleção Brincando com as Palavras, busca-se compreender as atividades de leitura no Ensino Fundamental em dois momentos históricos: 1985 e 2018. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar as bases teóricas e legais das propostas de atividades de leitura durante a vigência da Lei nº 5.692, promulgada em 1971, e da última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instituída em 2017. Considerando os objetivos específicos, pretende-se analisar as propostas de atividades de leitura contidas nas edições da coleção Brincando com as Palavras que foram publicadas nos referidos anos. A escolha dessas fontes justifica-se por sua presença nos momentos de expansão da escolarização básica, avanço no processo de democratização da sociedade e distribuição de material didático aos alunos. A coleção contribuiu para a expansão do hábito de leitura através dos livros didáticos, a retomada do direito de escolha do material didático pelos professores e as mudanças na disciplina de Língua Portuguesa para as séries iniciais do primeiro grau. Para o desenvolvimento metodológico da pesquisa, adota-se a análise documental e recorre-se à pesquisa bibliográfica em artigos científicos, teses, dissertações, livros e materiais impressos e eletrônicos. Tratou-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, tendo como norteador analítico produções inscritas no campo da História da Educação. Através da análise, percebe-se que o tratamento das atividades de leitura é distinto entre as coleções. Durante a implementação da Lei nº 5.692/1971, houve um enfoque mais limitado, enquanto a BNCC adota uma abordagem mais abrangente. Infere-se que esses dois marcos históricos da educação impactaram diretamente na elaboração dos livros didáticos, especificamente nos conteúdos que envolvem as atividades de leitura na coleção. Portanto, constata-se através da pesquisa que nem todas as bases teóricas e legais propostas por esses dois marcos históricos foram implantadas nas coleções Brincando com as Palavras de 1985 e de 2018.
Abstract: This master thesis is part of the research line History, Memory, and Society of the Graduate Program in Education at the School of Education, Federal University of Grande Dourados. Through the analysis of the “Brincando com as Palavras” collection, it seeks to understand reading activities in Elementary Education at two historical moments: 1985 and 2018. The general objective of the research is to analyze the theoretical and legal bases of the proposed reading activities during the validity of Law No. 5.692, enacted in 1971, and the latest version of the National Common Curricular Base (BNCC), instituted in 2017. Considering the specific objectives, it aims to analyze the proposed reading activities contained in the editions of the “Brincando com as Palavras” collection that were published in those years. The choice of these sources is justified by their presence at times of expansion of basic schooling, progress in the democratization process of society, and distribution of didactic material to students. The collection contributed to the expansion of reading habits through textbooks, the resumption of the right of teachers to choose didactic material, and changes in the Portuguese Language subject for the early grades of elementary school. For the methodological development of the research, documentary analysis is adopted, and bibliographic research is conducted in scientific articles, theses, dissertations, books, and printed and electronic materials. It was a bibliographic and documentary research, guided analytically by productions inscribed in the field of the History of Education. Through the analysis, it is perceived that the treatment of reading activities is distinct between the collections. During the implementation of Law No. 5.692/1971, there was a more limited focus, while the BNCC adopts a more comprehensive approach. It is inferred that these two historical milestones in education directly impacted the development of textbooks, specifically in the content involving reading activities in the collection. Therefore, it is found through the research that not all theoretical and legal bases proposed by these two historical milestones were implemented in the 1985 and 2018 editions of the “Brincando com as Palavras” collection.
Palavras-chave: Lei nº 5.692
Law No. 5.692
BNCC
BNCC
Livro didático
Textbook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: MARQUETI, Luci Mara Gavazzoni. Atividades de leitura em dois momentos históricos: a coleção brincando com as palavras (1985 e 2018). 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6492
Data do documento: 1-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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