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Tipo: Dissertação
Título: Políticas públicas de alfabetização em países lusófonos: aproximações e distanciamentos entre Angola, Brasil e Portugal
Autor(es): Lima, Meire Helen dos Santos
Primeiro Orientador: Souza, Kellcia Rezende
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Regina Tereza Cestari de
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Maria Alice de Miranda
metadata.dc.contributor.referee3: Perboni, Fábio
metadata.dc.contributor.referee4: Nozu, Washington Cesar Shoiti
Resumo: Vinculado ao Grupo de Pesquisa Estado. Política e Gestão da Educação (GEPGE). Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação. A presente dissertação tem como objetivo geral: Analisar a relação da lusofonia com a política pública de alfabetização de Angola, Brasil e Portugal no período de 2015 a 2023. Objetivos Específicos: 1) Compreender o fenômeno de cooperação e alfabetização na agenda internacional das políticas públicas educacionais, a alfabetização enquanto pauta política; ); 2) Compreender a educação enquanto fenômeno da política de cooperação internacional a partir da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); 3 • Caracterizar os países lusófonos Angola, Brasil e Portugal no tocante aos seus contextos político-administrativos e sistemas educacionais, em especial, as etapas referentes a alfabetização; 4) Problematizar as aproximações e os distanciamentos das políticas de alfabetização de Angola, Brasil e Portugal no período de 2015 a 2023. O objeto da investigação corresponde a temática das políticas de alfabetização, com ênfase nos processos de formação da agenda de políticas públicas educacionais brasileira em comparação com o contexto internacional. Para tanto, tem sido realizada metodologicamente, a abordagem quanti-qualitativa e as tipologias de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados serão tratados via análise de conteúdo. As categorias que até o presente momento tem sido pensada, são referentes ao: direito a alfabetização, a formação de professores para a alfabetização. As especificidades que envolvem o processo da alfabetização em cada país, assim como a temporalidade, a duração, a concepção, a política curricular e avaliativa, orientada pela política de alfabetização. Compreendemos que as orientações e prescrições do campo econômico e as mudanças no âmbito político são contextos que devem ser considerados nas formulações de políticas educacionais de alfabetização em curso nos países lusófonos, uma vez que essas incidem diretamente nos modelos de administração e governos das esferas públicas. A fonte documental que se pretende analisar é formada por: as Constituições em vigor dos 3 países delimitados para análise e que fazem parte da Comunidade dos países de Língua Portuguesa; a Legislação educacional referente a alfabetização nesses países (Lei de Diretrizes e Bases educacionais que conste orientações sobre alfabetização; o documento que orienta a Política de Alfabetização), As políticas de orientações de ações educacionais para alfabetização da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; os países se concentram em continentes diferentes, traremos dos documentos mais recentes das Declarações de Educação para todos da UNESCO e Agenda 2030, para a educação e que tratam sobre orientações para políticas educacionais principais para alfabetização.
Abstract: Linked to the State Research Group. Education Policy and Management (GEPGE). Line of Research, Policy and Management of Education. This dissertation has as general objective: To analyze the conception of literacy present in the public educational policies of the Lusophone countries from Angola, Brazil and Portugal in the period from 2018 to 2023.Specific Objectives1) To understand education as a phenomenon of international cooperation policy from the Community of Portuguese Speaking Countries (CPLP); 2) Identify literacy guidelines in the international agenda of international organizations (UNESCO and World Bank) as an educational policy agenda; 3) To characterize the Portuguese-speaking countries Angola, Brazil and Portugal in relation to their political-administrative contexts and educational systems, especially the stages related to literacy; 4) To problematize the approximations and distances of the literacy policies of Angola, Brazil and Portugal in the period from 2015 to 2023. The object of the investigation corresponds to the theme of literacy policies, with emphasis on the processes of agenda formation and formulations of Brazilian public educational policies in comparison with the international context. To this end, the quantitative-qualitative approach and the typologies of bibliographic and documentary research have been carried out methodologically. The data will be processed via content analysis. The categories that until the present moment have been thought of, are related to: right to literacy, government or administration, financing of education for the stage of literacy and the training of teachers for literacy. We understand that the orientations and prescriptions of the economic field and the changes in the political sphere are contexts that must be considered in the formulations of educational policies of literacy in progress in the Lusophone countries, since these directly affect the models of administration and governments of the public spheres. The documentary source that is intended to be analyzed is formed by: the Constitutions in force of the 3 countries delimited for analysis and that are part of the Community of Portuguese-speaking Countries; the Educational legislation regarding literacy in these countries (Law of Guidelines and Bases and Educational Plans containing guidelines on literacy; the document that guides the Literacy Policy), the Plans of guidelines for educational actions for literacy of the Community of Portuguese Speaking Countries; the countries focus on different continents, we will bring from the most recent documents of UNESCO and World Bank for education and that deal with the main educational documents for literacy.
Palavras-chave: Lusofonia
Literacy policies between Angola, Brazil, and Portugal
Políticas de alfabetização entre Angola, Brasil e Portugal
Educational policy in lusophone countries
Políticas públicas de alfabetização em países lusófonos
Public policies of literacy in lusophone countries
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: LIMA, Meire Helen dos Santos. Políticas públicas de alfabetização em países lusófonos: aproximações e distanciamentos entre Angola, Brasil e Portugal. 2024. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6493
Data do documento: 28-Jun-2024
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