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Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas em uma escola do campo: discursos sobre uma educação inclusiva e intercultural
Autor(es): Poloni, Luiz Henrique
Primeiro Orientador: Nozu, Washinton Cesar Shoiti
metadata.dc.contributor.referee1: Rebelo, Andressa Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Heredero, Eladio Sebastián
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Bárbara Amaral
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, . Aline Maira da
Resumo: Esta dissertação perpassa a tétrade práticas pedagógicas, educação do campo, educação inclusiva e educação intercultural, com o intuito de produzir conhecimento na intersecção destas temáticas. De modo particular, o problema de pesquisa que nos orienta é a indagação: quais discursos são produzidos por professores de uma escola do campo sobre práticas pedagógicas relacionadas à inclusão e à interculturalidade? Em consonância a isso, delimitamos o objetivo geral a explorar os discursos de professores de uma escola do campo sobre práticas pedagógicas em perspectivas de educação inclusiva e intercultural. E elencamos os seguintes objetivos específicos: 1) caracterizar a formação de professores de uma escola do campo; 2) descrever as condições de trabalho de professores de uma escola do campo; 3) analisar as presenças/ausências de perspectivas inclusivas e interculturais nos discursos de professores de uma escola do campo sobre suas práticas pedagógicas, particularmente quanto ao planejamento, ao ato pedagógico no contexto da sala de aula e à avaliação da aprendizagem. Em relação à caracterização, trata-se de uma de pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. O lócus investigativo compreende uma escola do campo situada em um distrito rural de um município sul-mato-grossense de pequeno porte na região da Grande Dourados. Contamos com a participação de oito professores (regentes, de áreas comuns curriculares e de apoio) que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (de 1º a 5º ano). As técnicas e os instrumentos de pesquisa foram: o questionário (impresso) e o grupo focal (conduzido em uma sessão por um roteiro de tópicos orientadores). A análise dos dados buscou aproximar-se da análise do discurso. Os discursos enunciados pelos participantes evidenciaram que: a) o ato de planejar tem sido orientado por uma estrutura convencional de planejamento, com o enfrentamento de barreiras como a sobrecarga de trabalho, o aumento das exigências dos sistemas de ensino via sistema on-line e as dificuldades de organização para tempos e espaços de ação e reflexão coletiva; b) os docentes compreendem a multiplicidade do ato pedagógico em sala de aula, com menção a aspectos afetivos, cognitivos, emocionais e socioculturais; quanto à metodologia, enunciam a busca pela diversificação de estratégias de ensino em classe comum; c) há anseios por práticas avaliativas flexíveis mesmo diante da indignação com a imposição dos sistemas de ensino e os padrões avaliativos numéricos; d) em perspectiva de educação inclusiva, os discursos sinalizam avanços nas práticas pedagógicas cotidianas, bem como indicam que a melhoria das condições estruturais, materiais e de trabalho/formação docente e a contratação de outros profissionais podem favorecer as ações escolares voltadas à inclusão; e) em perspectiva de educação intercultural, os educadores demonstram atenção às identidades dos estudantes e mencionam que os projetos desenvolvidos pela escola e a oferta da disciplina Terra, Vida e Trabalho (TVT) acabam inserindo as questões culturais dos camponeses às práticas escolares; entretanto, o desafio apontado pelos docentes em exercer práticas interculturais está no currículo escolar, visto que este tem ênfase conteudista e distancia-se de propostas que se aproximam da cultura camponesa. Por fim, esperamos que esta pesquisa contribua para os debates e as reflexões científicas que tangenciam a busca por práticas pedagógicas inclusivas e interculturais, por uma educação do campo e por um projeto de sociedade em comprometimento com o combate das desigualdades, do aculturamento, do capacitismo, das diferenciações, das discriminações e das injustiças produzidas, historicamente, nas relações com as alteridades outras.
Abstract: This dissertation encompasses the tetrad of pedagogical practices, rural education, inclusive education, and intercultural education, with the aim of producing knowledge at the intersection of these themes. Particularly, the research problem guiding us is the question: what discourses are produced by teachers in a rural school regarding pedagogical practices related to inclusion and interculturality? In line with this, we have delimited the general objective to explore the discourses of teachers in a rural school about pedagogical practices from perspectives of inclusive and intercultural education. We have outlined the following specific objectives: 1) characterize the training of teachers in a rural school; 2) describe the working conditions of teachers in a rural school; 3) analyze the presences/absences of inclusive and intercultural perspectives in the discourses of teachers in a rural school about their pedagogical practices, particularly regarding planning, pedagogical actions in the classroom context, and assessment of learning. Regarding characterization, this is an exploratory research with a qualitative approach. The investigative locus comprises a rural school located in a rural district of a small municipality in the Greater Dourados, region of Mato Grosso do Sul. We had the participation of eight teachers (head teachers, common curriculum areas, and support) who work in the Initial Years of Elementary Education (1st to 5th grade). The research techniques and instruments were: the questionnaire (printed) and the focus group (conducted in one session following a guiding topic script). Data analysis aimed to approach discourse analysis. The discourses articulated by the participants evidenced that: a) the act of planning has been guided by a conventional planning structure, facing barriers such as workload overload, increased demands from educational systems via online systems, and difficulties in organizing times and spaces for collective action and reflection; b) teachers understand the multiplicity of the pedagogical act in the classroom, mentioning affective, cognitive, emotional, and sociocultural aspects; regarding methodology, they articulate the search for diversification of teaching strategies in regular classes; c) there are aspirations for flexible evaluative practices even in the face of indignation with the imposition of educational systems and numerical evaluation standards; d) from the perspective of inclusive education, the discourses signal advances in everyday pedagogical practices, as well as indicate that improvements in structural, material, and teaching/training conditions and the hiring of other professionals can favor school actions aimed at inclusion; e) from the perspective of intercultural education, educators demonstrate attention to students’ identities and mention that the projects developed by the school and the offering of the subject “Land, Life, and Work” (LLW) end up inserting cultural issues of peasants into school practices; however, the challenge pointed out by teachers in exercising intercultural practices lies in the school curriculum, as it emphasizes content and distances itself from proposals that approach peasant culture. Finally, we hope that this research contributes to the scientific debates and reflections that touch on the search for inclusive and intercultural pedagogical practices, for rural education, and for a society project committed to combating inequalities, acculturation, ableism, differentiations, discriminations, and injustices historically produced in relations with other alterities.
Palavras-chave: Trabalho pedagógico
Pedagogical work
Educação do campo
Rural education
Educação inclusiva
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: POLONI, L. H. Práticas pedagógicas em uma escola do campo: discursos sobre uma educação inclusiva e intercultural. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6495
Data do documento: 8-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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