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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Real, Giselle Cristina Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670419259749996pt_BR
dc.contributor.referee1Perboni, Fábiopt_BR
dc.contributor.referee2Simião, Lucélio Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee3Aranda, Maria Alice de Mirandapt_BR
dc.creatorSilva, Thays de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235123460673456pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T21:15:33Zpt_BR
dc.date.available2024-08-27pt_BR
dc.date.available2025-06-25T21:15:33Zpt_BR
dc.date.issued2024-07-04pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Thays de Oliveira. Evasão nos cursos de licenciatura em matemática das universidades públicas de Dourados/MS: ação e gestão institucionais. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6498pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation has as its research object the dropout in Mathematics Teaching Degree courses at public universities in Dourados/MS, namely, the Federal University of Grande Dourados (UFGD) and the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS), in the period of 2018 to 2022, with the aim of understanding whether there are measures to control dropout and what actions are planned and implemented within the progams for this purpose, including in the context of the Covid-19 pandemic. The choice of these two universities is related to local interest, having completed academic training at these institutions, and, notably, because they are the only institutions in the region that offer a degree in mathematics in person. The work is associated with the research line “Policies and Management of Education”, in the Postgraduate Program in Education (PPGEdu), at UFGD and the Research Group “Política e Avaliação da Educação Superior (PAES)”. Methodologically, the study employs bibliographical research, documentary research and interviews. The documentary corpus consisted of the Institutional Development Plans of the analyzed universities and the respective pedagogical projects of the Mathematics Teaching degree courses. The interviews were conducted with pro-rectors of teaching and coordinators of Mathematics Teaching Degree courses at the selected universities. In total, four pro-rectors of teaching and two course coordinators were interviewed. It was observed that there is no specific institucional policy for controlling dropout rates in Mathematics Teaching Degree. The emphasis of the measures adopted by the institutions is on providing scholarships to students, including both assistance-based and academic merit scholarships, funded by the institutions own budgets and national programs such as the: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Bolsa Permanência, but especially from the Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Actions taken within the program occur sporadically, involving curricular reorganization, meetings and discussions with students at risk of dropping out. These are general measures that do not address the specific needs of programs with higher dropout rates, such as mathematics teaching degrees. Agreement was noted among the managers interviewed that faculty involvement in the dropout control is a factor to be considered. Furthermore, there was a need for greater coordination between pro-rectors of teaching and coordinators in the formulating dropout control measures. Establishing such a policy is necessary to avoid the so-called “degree blackout”.en
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de pesquisa a evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas de Dourados/MS, a saber, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no período de 2018 a 2022, com o intuito de compreender se há medidas de controle da evasão e quais ações são planejadas e implementadas no interior dos cursos voltadas para essa finalidade, inclusive no contexto decorrente da pandemia de covid-19. A opção pela escolha dessas duas universidades está relacionada ao interesse local, por ter realizado a formação acadêmica nas instituições supramencionadas, e sobretudo, por ser as únicas instituições na região que ofertam a licenciatura em matemática de forma presencial. O trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Políticas e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da UFGD e ao Grupo de Pesquisa “Política e Avaliação da Educação Superior (PAES)”. Adotou-se como metodologia, além do estudo bibliográfico, pesquisa documental e realização de entrevistas. O corpus documental foi composto pelos Plano de Desenvolvimento institucional das Universidades analisadas e pelos respectivos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Matemática. As entrevistas foram realizadas com pró-reitores de ensino e coordenadores dos cursos de licenciatura em matemática das universidades selecionadas como pontos empíricos da dissertação. Ao todo foram entrevistados quatro pró-reitores de ensino e dois coordenadores de curso. Foi possível observar que não há política institucional de controle à evasão específica para os cursos de licenciatura em matemática. A ênfase das medidas adotadas pelas instituições está focalizada na oferta de bolsas aos estudantes, sendo bolsas de caráter assistencial e bolsas de mérito acadêmico, tanto com recursos orçamentários das próprias instituições, quanto com recursos captados de programas nacionais, como: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Bolsa Permanência, mas especialmente, do programa Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). As ações realizadas no âmbito do curso ocorrem de forma pontual, envolvendo a reorganização curricular, reuniões e discussões com estudantes com potencial de evasão. Trata-se de medidas gerais, que não se voltam para a especificidade dos cursos que possuem maior taxa de evasão, como é o caso de licenciatura em matemática. Notou-se concordância entre os gestores ouvidos de que o envolvimento dos docentes no processo de controle da evasão constitui-se como fator a ser considerado. Ainda, observou-se a necessidade de maior articulação entre pró-reitores de ensino e coordenadores na formulação de medidas de controle da evasão. A definição de tal política constitui-se como uma necessidade para evitar o chamado “apagão da licenciatura”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-25T21:15:33Z No. of bitstreams: 1 ThaysdeOliveiraSilva.pdf: 1993451 bytes, checksum: 05115f5d6dd62669b9ceb45c83eec7bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T21:15:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThaysdeOliveiraSilva.pdf: 1993451 bytes, checksum: 05115f5d6dd62669b9ceb45c83eec7bf (MD5) Previous issue date: 2024-07-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectControle da evasãopt_BR
dc.subjectDropout controlen
dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teaching degreeen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEvasão nos cursos de licenciatura em matemática das universidades públicas de Dourados/MS: ação e gestão institucionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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