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Tipo: Dissertação
Título: Políticas públicas de alfabetização em países lusófonos: aproximações e distanciamentos entre Angola, Brasil e Portugal
Autor(es): Lima, Meire Helen dos Santos
Primeiro Orientador: Souza, Kellcia Rezende
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Regina Tereza Cestari de
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Maria Alice de Miranda
metadata.dc.contributor.referee3: Perboni, Fábio
metadata.dc.contributor.referee4: Nozu, Washington Cesar Shoiti
Resumo: Vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação, e integrante do Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas para a Educação Básica em Países Africanos e Latino-Americanos, esta dissertação tem como objetivo analisar a relação da lusofonia com a política pública de alfabetização em Angola, Brasil e Portugal no período de 2015 a 2023. O objeto de investigação corresponde à temática das políticas de alfabetização, com ênfase nos processos de formação da agenda de políticas públicas educacionais brasileiras em comparação com o contexto internacional. Metodologicamente, elegeu-se a abordagem quanti-qualitativa, a partir do desenvolvimento de um estudo comparado. As fontes foram coletadas por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram tratados via análise de conteúdo. Os resultados apontam que, entre as aproximações, distanciamentos e intersecções comparativas, as políticas de alfabetização nos países lusófonos estão operando em um movimento hegemônico em favor do capital por meio da transferência entre políticas. Essa evidência é constatada pela recomendação de boas práticas, que proporcionam o trânsito de interferências que caracterizam outros fenômenos, como o filantropocapitalismo, a nova gestão pública, a cultura da avaliação e a plataformização da educação. Constata-se que essa tônica pode imprimir, cada vez mais, o mecanismo de assimilação de políticas de alfabetização não apenas nos países lusófonos, mas também em outras nações, replicando políticas a partir de uma transferência vertical de “boas práticas”. Isso traz desdobramentos, inclusive, para a qualidade da alfabetização preconizada e almejada. Nessa direção, uma qualidade educacional socialmente referenciada pode ser fragilizada em detrimento de indicadores estabelecidos a partir de boas práticas para estandardizar os processos de formação, dentre eles, a formação na alfabetização
Abstract: Linked to the Research Group on State, Politics, and Education Management of the Postgraduate Program in Education and part of the Research Project on Public Policies for Basic Education in African and Latin American Countries, this dissertation aims to analyze the relationship between Lusophony and public literacy policies in Angola, Brazil, and Portugal from 2015 to 2023. The research object pertains to literacy policies, emphasizing the processes of forming educational public policy agendas in Brazil in comparison with the international context. Methodologically, a quantitative-qualitative approach was chosen, based on the development of a comparative study. Sources were collected through bibliographic and documentary research. The data were analyzed using content analysis. The results indicate that, among the comparative proximities, distances, and intersections, literacy policies in Lusophone countries are operating in a hegemonic movement in favor of capital through policy transfer. This evidence is confirmed by the recommendation of best practices, which allow for the transit of interferences that characterize other phenomena, such as philanthropic capitalism, new public management, the culture of evaluation, and the platformization of education. It is noted that this trend may increasingly imprint the mechanism of policy assimilation not only in Lusophone countries but also in other nations, replicating policies through a vertical transfer of “best practices.” This has implications, including for the quality of literacy advocated and desired. In this direction, a socially referenced educational quality may be weakened in favor of indicators established from best practices to standardize training processes, including literacy training.
Palavras-chave: Lusofonia
Literacy Policies between Angola, Brazil, and Portugal
políticas de alfabetização entre Angola, Brasil e Portugal
Educational policy in lusophone countries
políticas públicas de alfabetização em países lusófonos
Public Policies of literacy in lusophone countries
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: LIMA, Meire Helen dos Santos. Políticas públicas de alfabetização em países lusófonos: aproximações e distanciamentos entre Angola, Brasil e Portugal. 2024. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6505
Data do documento: 28-Jun-2024
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