Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/651
metadata.dc.type: Dissertação
Title: História da educação de Roraima: o Colégio Normal Monteiro Lobato (1965-1970)
metadata.dc.creator: Schramm, Milen Margareth Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Gebara, Ademir
metadata.dc.contributor.referee1: Biccas, Maurilane de Souza de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee3: Honorato, Tony
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação teve como objetivo realizar um estudo sobre o Colégio Normal Monteiro Lobato no período de 1965-1970. A instituição iniciou seu funcionamento com o Curso Normal Regional Monteiro Lobato em 1949 na cidade de Boa Vista, capital do Território Federal do Rio Branco / Roraima (1943-1962/ 1962-1988). Foi realizada a verificação nas fontes documentais contidas no arquivo escolar, o que possibilitou o conhecimento da trajetória da instituição, o cotidiano escolar, a estrutura predial, a conjuntura social, quem foram os alunos e professores da unidade escolar. O estudo esboça a leitura de peculiaridades da região onde a instituição está inserida, levando em consideração sua localização de tríplice fronteira (Venezuela-Brasil-Guiana Inglesa) e sua forma de povoamento. Além disso, trabalhamos com a hipótese da intervenção do Estado nacional na administração política e, consequentemente, da educação. Assim, a importância de implantar este nível de ensino no extremo norte relaciona-se à estratégia de povoar e desenvolver a região. Neste sentido, o ensino no início da República era considerado por intelectuais e políticos como sinônimo de civilidade, induzindo a um movimento que pretendia desenvolver um padrão de civilização das massas adequado ao modelo republicano.
Abstract: The research aimed to conduct a study on the Normal College Monteiro Lobato 1965-1970. The institution began its operation as the Regional Normal Course Monteiro Lobato in 1949 in the city of Boa Vista / Federal Capital Territory of Rio Branco / Roraima (1943-1962/ 1962-1988). Checking the sources it allowed to know the trajectory of the institution, the school routine, the building structure, the social situation, who were students and teachers of the school unit. The study outlines the reading of the peculiarities of the region where the institution is located, which takes into account its location and its boundary of settlement. In addition, we work with the hypothesis of the intervention of the national state administration policy and of course in the education. Thus, the importance of implementing this level of education in the far north relates to the strategy to populate and develop the region. In this sense, the teaching in the early Republic was regarded by intellectuals and politicians as a synonym for civility, which led to a movement that aimed to develop a standard of civilization of the masses appropriate to republican model.
Keywords: Educação - história
Educational history
Educação (Roraima)
Education (Roraima, Brazil)
Região de fronteira - educação
Borderlands - Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: SCHRAMM, Milen Margareth Fernandes. História da educação de Roraima: o Colégio Normal Monteiro Lobato (1965-1970). 2013. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/651
Issue Date: 22-Apr-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MilenMargarethFernandesSchramm.pdf7,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.