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Tipo: Tese
Título: Confluências entre educação e religião na prática política da Dorcelina de Oliveira Folador em Mundo Novo-MS (1981-1999)
Autor(es): Costa, Ana Karoliny Teixeira da
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Fialho, Lia Machado Fiuza
metadata.dc.contributor.referee2: Correa, Rosa Lydia Teixeira
metadata.dc.contributor.referee3: Pessanha, Eurize Caldas
metadata.dc.contributor.referee4: Moreira, Kênia Hilda
metadata.dc.contributor.referee5: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo: Os estudos biográficos contribuem sobremaneira para o enriquecimento das pesquisas no campo da História da Educação, uma vez que, a partir do exercício de construção de uma narrativa acerca das práticas de um sujeito em interface com o contexto histórico vigente, possibilita ao pesquisador acessar vestígios de uma coletividade social. No caso desta Tese, aborda-se a trajetória biográfica de Dorcelina de Oliveira Folador, no entrelace da história da Educação e da política do estado de Mato Grosso do Sul. Dorcelina de Oliveira Folador foi a única mulher eleita prefeita no município de Mundo Novo-MS, além disso, foi a primeira mulher deficiente e representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra a ocupar um cargo de prefeita no Brasil. Nessa perspectiva, adota-se como objetivo para este trabalho registrar a trajetória de formação da biografada Dorcelina de Oliveira Folador, com ênfase na análise do capital cultural e na rede de sociabilidade construídos por ela, como meios para se estabelecer inserções profissionais na área da Educação e na política em solo sul-mato-grossense, entre os anos de 1981 e 1999. O recorte temporal utilizado tem como fundamento acompanhar mais atentamente as nuances políticas aplicadas ao contexto educacional nacional e regional, bem como aquelas manifestadas na economia e na religião local, as quais de algum modo vieram a contribuir para a formação identitária da biografada. Assim sendo, elege-se o ano de 1981, que marca a entrada de Dorcelina de Oliveira Folador na Primeira Série do Segundo Grau no curso de Magistério e finda no ano de 1999, quando a biografada vem a falecer. A metodologia adotada, para tanto, tem como viés a pesquisa histórico-documental, tomando como principais fontes de pesquisa o trato com os acervos privados disponibilizados por familiares e amigos de Dorcelina de Oliveira Folador, entrecruzados a documentos produzidos e conservados por instituições públicas, além de o apoio bibliográfico que se tem sobre o assunto, a fim de dar a conhecer, registrar, analisar e preservar a trajetória biográfica e, nessa, as práticas de sujeitos históricos, no caso, femininos, para o cenário educacional sul-mato-grossense. São discussões feitas à luz de teóricos tais como Bourdieu (1996), Artières (1998), Certeau (1998), entre outros. Assim, com este trabalho de pesquisa, tornou-se possível refletir acerca dos desafios que o historiador da educação tem na relação com as suas fontes e com a escrita da narrativa historiográfica, sendo preciso, para tanto, a adoção de um rigor metodológico. A partir do trabalho de pesquisa realizado, também se verificou o quanto os estudos biográficos ainda podem contribuir para as pesquisas no campo da História da Educação. Do mesmo modo, foi possível constatar que Dorcelina de Oliveira Folador conseguiu acessar o espaço político de Mundo Novo-MS a partir da relação dialógica entre os microcosmos educação, religião e política e, junto a isso, a partir das articulações desenvolvidas pela biografada ao lançar mãos do seu capital cultural e das suas redes de sociabilidade.
Abstract: Biographical studies greatly contribute to the enrichment of research in the field of History of Education, since, through the exercise of constructing a narrative about the practices of a subject in interface with the current historical context, it allows the researcher to access traces of a social collectivity. In the case of this Thesis, the biographical trajectory of Dorcelina de Oliveira Folador is addressed, in the intertwining of the history of Education and politics in the state of Mato Grosso do Sul. Dorcelina de Oliveira Folador was the only woman elected mayor in the municipality of Mundo Novo- MS, in addition, was the first disabled woman and representative of the Landless Rural Workers Movement to hold a position as mayor in Brazil. From this perspective, the objective of this work is to record the training trajectory of the biographed Dorcelina de Oliveira Folador, with an emphasis on the analysis of the cultural capital and the sociability network built by her, as means to establish professional insertions in Education and in politics in Mato Grosso do Sul, between 1981 and 1999. The temporal cut used is based on following more closely the political nuances applied to the national and regional educational context, as well as those manifested in the local economy and religion, which in some way contributed to the identity formation of the subject. Therefore, the year 1981 was chosen, which marks the entry of Dorcelina de Oliveira Folador into the First Series of the Second Degree in the Teaching course and ends in the year 1999, when the biographer died. The methodology adopted, for this purpose, is biased towards historical-documentary research, taking as its main sources of research dealing with the private collections made available by family and friends of Dorcelina de Oliveira Folador, intertwined with documents produced and preserved by public institutions, in addition to of the bibliographical support available on the subject, in order to make known, record, analyze and preserve the biographical trajectory and, in this case, the practices of historical subjects, in this case, females, for the educational scenario in Mato Grosso do Sul . These are discussions made in the light of theorists such as Bourdieu (1996), Artières (1998), Certeau (1998), among others. Thus, with this research work, it became possible to reflect on the challenges that the education historian has in the relationship with his sources and with the writing of the historiographic narrative, requiring, for this purpose, the adoption of methodological rigor. From the research work carried out, it was also verified how much biographical studies can still contribute to research in the field of History of Education. In the same way, it was possible to verify that Dorcelina de Oliveira Folador was able to access the political space of Mundo Novo-MS based on the dialogical relationship between the microcosms of education, religion and politics and, along with this, based on the articulations developed by the biographer when launching hands of their cultural capital and their sociability networks.
Palavras-chave: Estudos biográficos
Biographical studies
Trajetória formativa
Training trajectory
Educação de mulheres
Women's education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: COSTA, A. K. T. Confluências entre educação e religião na prática política da Dorcelina de Oliveira Folador em Mundo Novo-MS (1981-1999). 2024. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6513
Data do documento: 4-Abr-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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