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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6514
Tipo: | Tese |
Título: | O Projeto Logos II e a formação de professores leigos no município de Naviraí-MS (1981 a 1993) |
Autor(es): | Santos, Fabiana Rodrigues dos |
Primeiro Orientador: | Furtado, Alessandra Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lopes, Antônio de Pádua Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rodriguez, Margarita Victória |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Magda Carmelita Sarat |
metadata.dc.contributor.referee4: | Militão, Andréia Nunes |
Resumo: | Este trabalho insere-se na linha de pesquisa História da Educação, Memória e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados e relaciona-se aos estudos sobre a história da formação de professores, tendo como objeto de investigação o Projeto Logos II. O objetivo geral é analisar o processo de implementação e funcionamento do Projeto Logos II em Naviraí, no período compreendido entre os anos de 1981 a 1993, no cenário das políticas educacionais brasileiras e do estado de Mato Grosso do Sul, bem como sua contribuição na e para a formação de professores do referido município e região. Os objetivos específicos são: caracterizar as políticas educacionais voltadas para a formação de professores leigos no Brasil e que exerceram influência nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; compreender os aspectos plurais e as particularidades do processo de criação e funcionamento do Projeto Logos II em Naviraí, bem como as forças políticas e os atores envolvidos neste processo; analisar aspectos da organização curricular do Projeto Logos II em Naviraí, focalizando a estrutura curricular e algumas disciplinas e módulos, bem como as apropriações feitas pelos(as) professores(as)-cursistas e pelas orientadoras e supervisoras em suas práticas; e investigar as contribuições do Projeto Logos II em Naviraí na e para a formação docente do município e região. Dois argumentos principais justificam a delimitação temporal: o ano de 1981 marca o período de implementação do Projeto Logos II no município de Naviraí, proveniente de uma segunda etapa de abrangência desse projeto no estado, decorrente de uma expansão do Governo Federal para outras unidades federativas ocorrida a partir da década de 1980. O ano de 1993 corresponde ao período de finalização do Projeto Logos II no município de Naviraí. A pesquisa pauta-se na Nova História Cultural, em diálogo com autores como Chartier (1990), sobretudo com o seu conceito de apropriação, e aproxima-se de Certeau (1998), principalmente com o uso de seu conceito de tática. Além disso, recorre a uma perspectiva de um referencial teórico-metodológico decorrente das proposições de Goodson (1997; 2001) e Moreira e Silva (2001) sobre currículo. Trata-se de uma pesquisa histórica, com procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e documental, além do uso de entrevistas como instrumento de coleta de dados. As fontes utilizadas incluem ofícios, documentos de orientação referentes ao Projeto Logos II, módulos do projeto, jornais e fontes orais. As análises indicam que, no estado de Mato Grosso do Sul, a implementação do Projeto Logos II ocorreu durante um processo de expansão desse projeto do Governo Federal voltado para a formação de professores leigos nos estados brasileiros, ocorrido no final da década de 1970 e início da década de 1980. Na conjuntura sul-mato-grossense, Naviraí era um dos municípios que contava com um número significativo de professores sem titulação, que atuavam na condição de leigos nas séries iniciais do ensino de 1º grau, lotados principalmente na rede municipal de ensino na zona rural e nos programas de alfabetização. O Projeto Logos II, no município de Naviraí, contribuiu para e na formação desses(as) professores(as) não titulados, que atuavam na condição de leigos, para a melhoria de suas condições de vida e profissão, uma vez que alguns deles conseguiram, até mesmo após o término do curso, serem aprovados em concurso público. |
Abstract: | This work falls under the research line History of Education, Memory, and Society of the Graduate Program in Education at the Federal University of Grande Dourados and relates to studies on the history of teacher education, focusing on the Logos II Project as the object of investigation. The general objective is to analyze the implementation and functioning process of the Logos II Project in Naviraí, between 1981 and 1993, within the context of Brazilian educational policies and those of the state of Mato Grosso do Sul, as well as its contribution to teacher training in the mentioned municipality and region. The specific objectives are: to characterize educational policies aimed at the training of lay teachers in Brazil, which influenced the states of Mato Grosso and Mato Grosso do Sul; to understand the diverse aspects and particularities of the creation and functioning process of the Logos II Project in Naviraí, as well as the political forces and actors involved in this process; to analyze aspects of the curricular organization of the Logos II Project in Naviraí, focusing on the curriculum structure and some disciplines and modules, as well as the appropriations made by student-teachers, mentors, and supervisors in their practices; and to investigate the contributions of the Logos II Project in Naviraí to teacher training in the municipality and region. Two main arguments justify the temporal delimitation: 1981 marks the period of implementation of the Logos II Project in the municipality of Naviraí, stemming from a second stage of expansion of this project in the state, resulting from a broader expansion of the Federal Government's project to other federative units starting in the 1980s. The year 1993 corresponds to the final period of the Logos II Project in Naviraí. The research is grounded in the New Cultural History, in dialogue with authors like Chartier (1990), especially with his concept of appropriation, and draws close to Certeau (1998), particularly with the use of his concept of tactics. Additionally, it relies on a theoretical-methodological perspective derived from the propositions of Goodson (1997; 2001) and Moreira and Silva (2001) on curriculum. It is a historical research employing bibliographic and documentary research methods, along with interviews as data collection instruments. The sources used include official documents, guidance documents related to the Logos II Project, project modules, newspapers, and oral sources. The analyses indicate that, in the state of Mato Grosso do Sul, the implementation of the Logos II Project occurred during a process of expansion of this Federal Government project aimed at training lay teachers in Brazilian states, happening in the late 1970s and early 1980s. In the context of southern Mato Grosso do Sul, Naviraí was one of the municipalities with a significant number of unqualified teachers acting as lay teachers in the early grades of elementary education, mainly in the municipal rural schools and literacy programs. The Logos II Project in Naviraí contributed to the training of these unqualified teachers, improving their living and professional conditions, as some of them were able to pass public service exams even after the course ended. |
Palavras-chave: | História da educação History of education Professores leigos Lay teacher Projeto Logos II Logos II Project |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | SANTOS. Fabiana Rodrigues dos. O Projeto Logos II e a formação de professores leigos no município de Naviraí-MS (1981 a 1993). 2023. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6514 |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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