Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rubbo, Deni Ireneu Alfaropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4698909741574344pt_BR
dc.contributor.referee1Tega, Daniellept_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marcia Vanessa Malcher dospt_BR
dc.creatorBarbosa Filho, Fernando de Campospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9312435050394949pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-14T17:49:04Zpt_BR
dc.date.available2025-08-04pt_BR
dc.date.available2025-08-14T17:49:04Zpt_BR
dc.date.issued2025-07-24pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA FILHO, F. C. O Mato Grosso do Sul, tal como sentido, tal como pensado: estruturas de sentimento nos filmes a vez de matar, a vez de morrer (2016) e Madalena (2021). 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6523pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is situated within the field of the sociology of culture, dedicated to the study of artistic and intellectual productions. Its central objective is to identify and analyze how contemporary cinema from Mato Grosso do Sul responds to the idiosyncrasies of this region. To this end, the research adopts the theoretical-methodological framework of cultural materialism, with particular emphasis on the concept of structures of feeling. This perspective guides an investigation that articulates both internal elements – the analysis of the films’ aesthetic Properties – and external ones – their inseparable relationship with the broader social totality. Based on this framework, the research seeks to answer the following question: to what extent do the films A Vez de Matar, A Vez de Morrer (dir. Giovani Barros, 2016) and Madalena (dir. Madiano Marcheti, 2021), both produced in Mato Grosso do Sul, reveal specific aspects of the social and cultural experiences lived in this region of the Brazilian Midwest? The film analysis carried out leads to the conclusion that, although these works expose social and cultural dynamics rooted in this territory, such experiences are not exclusive to it. Therefore, the investigation does not lead to essentialist interpretations of the Mato Grosso do Sul experience but rather highlights an exchange of feelings and ideas with other rural contexts, which are likewise shaped by the dominance of agribusiness and the circulation of agro-industrial commodities.en
dc.description.resumoA presente dissertação insere-se no campo da sociologia da cultura, dedicado ao estudo de produções artísticas e intelectuais, e tem como objetivo central identificar e analisar as respostas que o cinema contemporâneo de Mato Grosso do Sul oferece às idiossincrasias deste lugar. Para isso, adotamos a perspectiva teórico-metodológica do materialismo cultural, com ênfase na noção de estruturas de sentimento, que nos orienta a desenvolver uma investigação que articula elementos internos – a análise das propriedades estéticas dos filmes – e externos – sua relação inseparável com a totalidade social. A partir desse enquadramento, buscamos responder ao seguinte problema de pesquisa: em que medida os filmes A Vez de Matar, A Vez de Morrer (dir. Giovani Barros, 2016) e Madalena (dir. Madiano archeti, 2021), obras cinematográficas de Mato Grosso do Sul, dão a ver especificidades das experiências sociais e culturais vividas neste espaço do Centro-Oeste brasileiro? Por fim, a análise fílmica desenvolvida permite concluir que, embora reveladoras de dinâmicas sociais e culturais produzidas neste território, tais experiências não são exclusivas. A investigação não conduz, portanto, a compreensões essencialistas da experiência sul-mato-grossense, mas aponta para um intercâmbio de sentimentos e ideias com outros contextos interioranos, igualmente atravessados pela pujança do agronegócio e pela circulação de mercadorias agroindustriais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-08-14T17:49:04Z No. of bitstreams: 1 FernandodeCamposBarbosaFilho.pdf: 3863962 bytes, checksum: 3835955bf03080f02e9cbc74837dfce3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-14T17:49:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FernandodeCamposBarbosaFilho.pdf: 3863962 bytes, checksum: 3835955bf03080f02e9cbc74837dfce3 (MD5) Previous issue date: 2025-07-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema sul-mato-grossensept_BR
dc.subjectCinema from Mato Grosso do Sulen
dc.subjectSociologia da culturapt_BR
dc.subjectSociology of cultureen
dc.subjectMaterialismo culturalpt_BR
dc.subjectCultural materialismen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleO Mato Grosso do Sul, tal como sentido, tal como pensado: estruturas de sentimento nos filmes a vez de matar, a vez de morrer (2016) e Madalena (2021)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandodeCamposBarbosaFilho.pdf3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.