Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.creatorSerejo, Bruna Rafaela Bobato-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5254388172389326pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-22T19:20:52Z-
dc.date.available2019-04-22T19:20:52Z-
dc.date.issued2014-04-16-
dc.identifier.citationSEREJO, Bruna Rafaela Bobato. “Em Mato Grosso do Sul é assim”: as contribuições do ensino de sociologia na educação básica para construção de identidades em Mato Grosso do Sul. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/657-
dc.description.abstractThis research is inserted within the field of Sociology of Education approaches. Its aim is to reflect about the construction of identities in Mato Grosso do Sul. Whereas this construction involves an important role of media and school, the general objective of this study was to analyze the contribution of the teaching of Sociology in basic education for the construction of identities in MS. This is an analytical research, with readings of works about identity and construction of identities of authors as Ranger e Hobsbawm; documental research of governmental official medias as sites, magazines, documents related to education, curricular proposals of the State, pedagogic proposals of schools and of the discipline of Sociology; field research, with interviews with teachers that teach the discipline of Sociology, and the application of questionnaires for students of high school. The results indicate that the identities of Mato Grosso do Sul are still under construction, but remains trailing behind of media, mainly, of the official medias of the state government that tries, by publishings in magazines, newspapers and sites, to form identity characteristics inherent to the State. With the analysis of the teaching of Sociology we noticed that its contribution to that construction corresponds to the objectives of the discipline for basic education, but the issue is little studied in the researched schools. Is expected that the study may contribute for discussions about the construction of identities in MS, as well as for aspects about the importance of the teaching of Sociology in schools of basic education and of how that may contribute in different issues, among them the construction of identities.en
dc.description.resumoEssa pesquisa se insere no campo de abordagens da Sociologia da Educação. Busca refletir a respeito da construção de identidades em Mato Grosso do Sul. Considerando que essa construção envolve um importante papel da mídia e da escola, o estudo teve por objetivo geral, analisar a contribuição do ensino de Sociologia na educação básica para a construção de identidades em MS. Trata-se de uma pesquisa analítica, com leituras de obras sobre identidade e construção de identidades de autores como Ranger e Hobsbawm; pesquisa documental das mídias oficiais do governo estadual como sites, revistas, documentos relacionados à educação, propostas curriculares do estado, propostas pedagógicas de escolas e da disciplina de Sociologia; pesquisa de campo, com a realização de entrevistas com professores que lecionam a disciplina de Sociologia, e aplicação de questionários para alunos do ensino médio. Os resultados indicam que as identidades sul-mato-grossenses ainda estão em construção, mas que permanece a reboque da mídia, sobretudo, as mídias oficiais do governo estadual que tentam, por meio de publicações em revistas, jornais e sites, constituir características identitárias próprias do estado. Com a análise sobre o ensino de Sociologia percebemos que sua contribuição para essa construção condiz com os objetivos da disciplina para educação básica, mas que o assunto é pouco abordado nas escolas pesquisadas. Espera-se que o estudo possa contribuir para as discussões sobre a construção de identidades em MS, como também para aspectos sobre a importância do ensino de Sociologia nas escolas de educação básica e de como pode contribuir em diferentes assuntos, entre eles a construção de identidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-22T19:20:52Z No. of bitstreams: 1 BrunaRafaelaBobatoSerejo.pdf: 2929092 bytes, checksum: 97a70a27b1399eba8e0f66b0dacc642d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-22T19:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrunaRafaelaBobatoSerejo.pdf: 2929092 bytes, checksum: 97a70a27b1399eba8e0f66b0dacc642d (MD5) Previous issue date: 2014-04-16en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectCultural identityen
dc.subjectSociologia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSociology - Study and teachingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title“Em Mato Grosso do Sul é assim”: as contribuições do ensino de sociologia na educação básica para construção de identidades em Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaRafaelaBobatoSerejo.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.