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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6599
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Nunes, Flaviana Gasparotti | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6054462862933545 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mota, Juliana Grasiéli Bueno | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Rafael Zilio | pt_BR |
dc.creator | Silva, Dayanny Barros da | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5160431719995084 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-29T20:47:48Z | pt_BR |
dc.date.available | 2025-08-26 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-08-29T20:47:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025-06-04 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, D. B. A construção da escola indígena pelo povo Munduruku do planalto em Santarém - PA: território, identidade e resistência. 2025. 145 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6599 | pt_BR |
dc.description.abstract | This research addresses the importance of Indigenous school education as a tool for cultural appreciation and the strengthening of Indigenous identity, focusing on the Açaizal Indigenous village, located in the Munduruku territory of the Santarém Plateau, in the state of Pará, Brazil. Since the Federal Constitution of 1988, Indigenous peoples have had their rights recognized, including the right to land and to differentiated education. It is understood that Indigenous education, traditionally carried out in community-based forms, was for a long time devalued and replaced by assimilationist practices. However, Indigenous school education today seeks to integrate traditional knowledge with formal curricula, while respecting the cultural specificities of Indigenous peoples. This research aimed to analyze how the establishment of the Indigenous school, as well as the educational processes developed within it, contribute to the strengthening of the culture and identity of the Açaizal Indigenous community. In this way, we sought to demonstrate the fundamental role of the Indigenous school in supporting the struggle of this people for their territory. The study was conducted using a qualitative approach, through a literature review, interviews with local leaders, and the application of questionnaires to teachers at the Wapurum-Tip school. It was concluded that the school, beyond being a space for the development of Indigenous school education, is an important element for the community as an agent of resistance, promoting the appreciation of the culture, identity, and autonomy of the Munduruku people of the Plateau in the face of historical challenges of invisibilization and denial of rights, especially territorial rights. | en |
dc.description.resumo | A presente pesquisa aborda a importância da educação escolar indígena como ferramenta de valorização cultural e fortalecimento da identidade indígena, com foco na aldeia indígena de Açaizal, localizada no território Munduruku do Planalto Santareno, Pará. A partir da Constituição Federal de 1988, os povos indígenas tiveram seus direitos reconhecidos, incluindo o direito à terra e à educação diferenciada. Entendemos que a educação indígena, que ocorre de forma tradicional e comunitária, foi durante muito tempo desvalorizada e substituída por práticas assimilacionistas. Contudo, atualmente, a educação escolar indígena busca integrar os saberes tradicionais com os currículos escolares, respeitando as especificidades culturais dos povos indígenas. A pesquisa objetivou analisar como a construção da escola indígena, bem como os processos educativos que nela se desenvolvem, contribuem para o fortalecimento da cultura e da identidade da comunidade indígena de Açaizal. Assim, procuramos demonstrar o papel fundamental da escola indígena para fortalecer a luta desse povo por seu território. Este estudo foi realizado com abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, com a realização de entrevistas com lideranças locais e aplicação de questionário aos professores da escola Wapurum-Tip. Concluiu-se que a escola, além de espaço de desenvolvimento da educação escolar indígena, é um elemento importante para a comunidade como agente de resistência, que promove a valorização da cultura, identidade e autonomia do povo Munduruku do Planalto frente aos desafios históricos de invisibilização e negação de direitos, sobretudo territoriais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-08-29T20:47:48Z No. of bitstreams: 1 DayannyBarrosdaSilva.pdf: 1946050 bytes, checksum: e7fb2d7c233be0998751fd169ec80183 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-29T20:47:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DayannyBarrosdaSilva.pdf: 1946050 bytes, checksum: e7fb2d7c233be0998751fd169ec80183 (MD5) Previous issue date: 2025-06-04 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Indigenous school education | en |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Identity | en |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Territory | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | A construção da escola indígena pelo povo Munduruku do planalto em Santarém - PA: território, identidade e resistência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relações Internacionais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DayannyBarrosdaSilva.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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