Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/65
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Sergio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5046738298829054pt_BR
dc.contributor.referee1Sanabria, Lino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8957180041160279pt_BR
dc.contributor.referee2Missio, Maristela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9951244329178295pt_BR
dc.creatorVilasanti, Marisane Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4840913071201840pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-03T18:26:18Z-
dc.date.available2018-08-03T18:26:18Z-
dc.date.issued2015-06-01-
dc.identifier.citationVILASANTI, Marisane Soares. Raciocínio lógico: uma proposta para o ensino fundamental II. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/65-
dc.description.abstractThis study aimed to gather educational activities that enable structuring thinking and the development of reasoning ability of students, to assist teachers working with Logical Reasoning discipline in Education Fundamental II. So we organized the work as follows: a priori define the term Logical reasoning, punctuating the origin and history of logic and emphasizing content in the curriculum of Logical Reasoning discipline, established in state schools Mato Grosso do Sul; in a second moment, we present the theoretical framework that ground work, namely Theory of Didactic Situations Guy Brousseau (1986); later, we suggest activities to be worked in Logical Reasoning discipline; Finally, we make a brief conclusion about the ideas discussed during the work. We pointed out that the research was bibliographic, given that sought answers in books, websites and other written materials contained logical thinking activities directed to primary education II. We understand that the development of this work in allowed to reflect on the pedagogical and didactic aspects embedded in the teaching process and learning of mathematics and logical reasoning. Moreover, the theoretical assumptions studied were essential to the choice of activities, because during the selection were judicious to identify the educational intervention promoting the exercise of thinking and meaningful learning.en
dc.description.resumoEste trabalho objetivou reunir atividades pedagógicas que possibilitassem a estruturação do pensamento e o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos, visando auxiliar os professores que trabalham com a disciplina Raciocínio Lógico no Ensino Fundamental II. Assim, organizamos o trabalho da seguinte maneira: a priori, definimos o termo Raciocínio lógico, pontuando a origem e a história da lógica e ressaltando os conteúdos constados no currículo da disciplina Raciocínio Lógico, instituída nas escolas estaduais do Mato Grosso do Sul; em um segundo momento, apresentamos o referencial teórico que fundamentou o trabalho, a saber, Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau (1986); posteriormente, sugerimos atividades a serem trabalhadas na disciplina Raciocínio Lógico; por fim, fazemos uma breve conclusão acerca das ideias abordadas no decorrer do trabalho. Pontuamos que a pesquisa foi de caráter bibliográfico, tendo em vista que buscou respostas em livros, sites e demais materiais escritos que contivessem atividades de raciocínio lógico direcionadas ao Ensino Fundamental II. Entendemos que a elaboração deste trabalho nos permitiu refletir sobre os aspectos pedagógicos e didáticos imbricados no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e do Raciocínio Lógico. Além disso, os pressupostos teóricos estudados foram essenciais para a escolha das atividades, pois durante a seleção fomos criteriosos no sentido de identificar se a intervenção pedagógica promovia o exercício do pensamento e a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-08-03T18:26:18Z No. of bitstreams: 1 MarisaneSoaresVilasanti.pdf: 1684535 bytes, checksum: aa10ec7b06dad2840259ef27a215ee09 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-03T18:26:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarisaneSoaresVilasanti.pdf: 1684535 bytes, checksum: aa10ec7b06dad2840259ef27a215ee09 (MD5) Previous issue date: 2015-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLógica matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical logicen
dc.subjectMatemática - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMath - Study and teachingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::LOGICA MATEMATICApt_BR
dc.titleRaciocínio lógico: uma proposta para o ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarisaneSoaresVilasanti.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.