Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scaff, Elisângela Alves da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5361997694984880pt_BR
dc.contributor.referee1Rodriguez, Margarita Victoria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7880962737584697pt_BR
dc.creatorViegas, Elis Regina dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7114412735990678pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-22T19:29:56Z-
dc.date.available2019-04-22T19:29:56Z-
dc.date.issued2014-05-06-
dc.identifier.citationVIEGAS, Elis Regina dos Santos. Políticas de formação continuada de professores alfabetizadores no município de Dourados-MS. 2014. 275 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/660-
dc.description.abstractThis work has as object of study the policy of the continued training of literacy teachers developed by the Municipal Secretariat of Education of Dourados. The general objective of this research was to analyze the policy of continuing education of literacy teachers developed by the Municipal Education System of Dourados – MS from 2006 to 2012. It is a qualitative study that counted on the participation of the systemic character: the Municipal Secretariat of Education and the school characters from 5 municipal public schools in an empirical field. For reading and interpreting the researched context, we applied epistemological constructionist perspective and theoretical interpretive; and to do that we adopt principles of grounded theory. The results of the survey indicate a strengthening of the relation training/evaluation, which proposes routing policies to ensure material and financial resources, but at the same time, establish mechanisms for evaluating the application of these resources. Thus, we understand that the actions of continuing education have been directed to mediate the results from students’ performance. In this direction, we verified that the policy of continuing education in the field of literacy materialized in the municipality of Dourados has as characteristic the convergence of standardized educational policies emanated from the Central Government, which assume a regulatory character based on targets defined nationally and that contribute with public scenery of passivity before the implemented actions. From the above, we understand that it is necessary to prioritize training activities that emphasize other dimensions, providing the teacher with concrete experiences that enhance training practices that consider inherent characteristics of the teaching literacy process, and thereby to build a professional basis with specific knowledge in its theoretical and methodological aspects.en
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo a política de formação continuada dos professores alfabetizadores desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Dourados. O objetivo geral desta pesquisa foi o de analisar a política de formação continuada de professores alfabetizadores, desenvolvidas pela rede municipal de ensino de Dourados-MS, no período de 2006 a 2012. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que contou no campo empírico com a participação do ator sistêmico a Secretaria Municipal de Educação e atores escolares de 5 escolas da rede municipal pública. Para leitura e interpretação do contexto pesquisado lançamos mão da perspectiva epistemológica construcionista e teórica interpretativista, para isso empregamos princípios da teoria fundamentada. Os resultados da pesquisa indicam um fortalecimento da relação formação/avaliação, que propõe um direcionamento de políticas que assegurem os recursos materiais e financeiros, mas que ao mesmo tempo, estabelecem mecanismos de aferição da aplicação desses recursos. Sendo assim, compreendemos que as ações de formação continuada vêm sendo direcionadas para a mediação dos resultados a partir do desempenho dos alunos. Nessa direção, constatamos que a política de formação continuada na área de alfabetização materializada no município de Dourados tem como característica a convergência das políticas educacionais padronizadas emanadas do governo central, que assumem um caráter regulatório baseado em metas definidas nacionalmente e que contribuem para um cenário público municipal de passividade das ações implementadas. A partir do exposto compreendemos ser necessário priorizar ações de formação que privilegiem outras dimensões, proporcionando ao alfabetizador vivências concretas, que potencializem práticas formativas que considerem as características inerentes ao processo de alfabetizar e, assim construir uma base profissional com saberes específicos em seus aspectos teóricos e metodológicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-22T19:29:56Z No. of bitstreams: 1 ElisReginadosSantosViegas.pdf: 2380760 bytes, checksum: f1cbeb97fd2e43d9453a177c32c287ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-22T19:29:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElisReginadosSantosViegas.pdf: 2380760 bytes, checksum: f1cbeb97fd2e43d9453a177c32c287ef (MD5) Previous issue date: 2014-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePolíticas de formação continuada de professores alfabetizadores no município de Dourados-MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElisReginadosSantosViegas.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.