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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6612
Tipo: | Dissertação |
Título: | Políticas de educação em Singapura: a relação da qualidade educacional e o desenvolvimento socioeconômico |
Autor(es): | Marques, Alan Regis de Souza |
Primeiro Orientador: | Souza, Kellcia Rezende |
metadata.dc.contributor.referee1: | Kerbauy , Maria Teresa Miceli |
metadata.dc.contributor.referee2: | Perboni, Fabio |
metadata.dc.contributor.referee3: | Real , Giselle Cristina Martins |
Resumo: | A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa “Políticas e Gestão da Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/Faed/UFGD). Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação existente entre políticas públicas voltadas para a qualidade educacional e o desenvolvimento socioeconômico percebidos em Singapura no período de 2015 a 2023. A escolha do lócus de pesquisa e do recorte temporal apresentado fundamentam-se nos resultados atingidos por aquele país nos exames PISA (Programa Internacional de Avaliação de alunos), representando a principal ferramenta de avaliação educacional em lagar escala em nível internacional. Atrelado a estes resultados positivos, Singapura e os demais países componentes do bloco dos “tigres” asiáticos, quais sejam, Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan, conseguiram desenvolver suas economias em espaço de tempo relativamente curto, dando indícios de uma relação entre o desenvolvimento econômico percebido e a potencialização do capital humano construído por uma educação de qualidade, o que acarretaria em ganhos sociais e na diminuição de desigualdades, temática bastante estudada academicamente, porém não tratada com base no país asiático em comente, o que demonstra a importância da pesquisa diante da possibilidade de registrar boas práticas a serem implementadas em outras localidades, como no Brasil, que sofre com diversos problemas sociais e dificuldades econômicas, somadas a resultados preocupantes quando o assunto é avaliação em larga escala, ocupando as últimas colocações em todas as avaliações do PISA realizadas desde o ano de 2000. Nessa esteira, o presente estudo insere-se na esfera da formulação de políticas públicas, aplicando em sua metodologia de pesquisa uma abordagem quanti-qualitativa em uma investigação bibliográfica e documental, que coletou elementos de informação junto a bases de dados e principais sítios oficiais relativos à educação ligados a Brasil, Singapura e organismos multilaterais, como ONU (Organização das Nações Unidas), Unicef (Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas) e a OCDE (Organização para a cooperação e Desenvolvimento Econômico). Para a construção da pesquisa foram analisados os dados oficiais de Singapura, dispostos nas paginais do Governo singapuriano, sobretudo no site do Ministério da Educação (MOE) e do Departamento de Estatísticas (SingStat), além de informações existentes nas páginas do Banco Mundial e da OCDE. Dessa forma, buscou-se caracterizar o processo de desenvolvimento econômico do país e a sua relação com a construção de um sistema educacional voltado à promoção da educação de qualidade, avaliando esse processo sobre três eixos de políticas públicas: financiamento da educação, valorização de professores e currículos educacionais. Como resultado, a pesquisa demonstrou que o processo histórico de desenvolvimento econômico promovido por Singapura foi conduzido com a utilização de políticas educacionais como ferramenta nos ganhos de capital humano, evidenciando a relação entre desenvolvimento econômico e qualidade da educação. Conclui-se que mesmo com as divergências e oposições dogmáticas sobre o conceito de qualidade da educação diante da influência do mercado, fica claro que o direcionamento promovido por Singapura a fim de desenvolver sua economia trouxe relevantes ganhos sociais para o país, principalmente na educação. |
Abstract: | The choice of the research locus and the time frame presented are based on the results achieved by that country in the PISA exams (Program for International Student Assessment), representing the main large-scale educational assessment tool at the international level. Linked to these positive results, Singapore and the other countries of the Asian Tigers bloc, namely South Korea, Hong Kong, and Taiwan, managed to develop their economies in a relatively short period of time, suggesting a relationship between the perceived economic development and the enhancement of human capital built by a quality education, which would lead to social gains and the reduction of inequalities. This topic has been widely studied academically but not addressed in relation to the Asian country in question, highlighting the importance of this research given the possibility of documenting best practices to be implemented in other locations, such as Brazil, which faces various social problems and economic difficulties, compounded by worrying results in large-scale assessments, ranking among the lowest in all PISA assessments since the year 2000. In this context, the present study falls within the sphere of public policy formulation, applying a quantitative-qualitative approach in its research methodology, with a bibliographic and documentary investigation that gathered information from databases and main official websites related to education connected to Brazil, Singapore, and multilateral organizations such as the UN (United Nations), UNICEF (United Nations International Children's Emergency Fund), and the OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development). For the construction of this research, official data from Singapore were analyzed, as provided on the pages of the Singaporean Government, particularly on the website of the Ministry of Education (MOE) and the Department of Statistics (SingStat), in addition to information available on the pages of the World Bank and the OECD. In this way, the study aimed to characterize the country's economic development process and its relationship with the construction of an educational system focused on promoting quality education, evaluating this process through three public policy pillars: education financing, teacher appreciation, and educational curricula. As a result, the research demonstrated that Singapore's historical process of economic development was driven by the use of educational policies as a tool for achieving human capital gains, highlighting the relationship between economic development and the quality of education. It is concluded that, despite the divergences and dogmatic oppositions regarding the concept of education quality in the face of market influence, it is clear that the direction taken by Singapore to develop its economy has brought significant social gains to the country, especially in education. |
Palavras-chave: | Qualidade educacional Educational quality Desenvolvimento econômico Economic development Avaliação em larga escala Large-scale assessment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | MARQUES, Alan Regis de Souza. Políticas de educação em Singapura: a relação da qualidade educacional e o desenvolvimento socioeconômico. 2025. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6612 |
Data do documento: | 13-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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