Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos , Reinaldo dospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Aline Maira dapt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Ilma Regina Castro Saramago dept_BR
dc.creatorSantos, Júlia Pauline Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5898787067544020pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-04T20:07:30Zpt_BR
dc.date.available2025-06-11pt_BR
dc.date.available2025-09-04T20:07:30Zpt_BR
dc.date.issued2025-05-12pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, J.P.O. Educação e inclusão digital de pessoas surdas no ensino superior: avaliação de acessibilidade em portais de internet de universidades públicas de Mato Grosso do Sul. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6618pt_BR
dc.description.abstractAccessibility in virtual environments is an important factor in ensuring inclusion, equality and autonomy for all users, including deaf and hard of hearing people. Making a website accessible means removing barriers that impede interaction and access to digital content. In this context, the guiding question of this study is: How does the systematic evaluation of accessibility resources for deaf people on university internet portals contribute to improving the quality of accessibility? Considering that there are guidelines that guide web accessibility, such as the World Wide Web Consortium (W3C) and the Electronic Government Accessibility Model (eMAG), this work has the general objective of: Developing an instrument/protocol for assessing accessibility for the deaf, in the main resources available in the virtual environments of universities. As a methodological procedure, a bibliographical research associated with experimental development research was carried out. As for the approach, the prescriptive-descriptive-evaluative was used.The research was conducted on the internet portals of public universities in Mato Grosso do Sul (UFMS, UEMS and UFGD), and five activities were included (information on accessibility in the environment, home page, library, social networks - Instagram and virtual learning environment - AVA). The analysis of the data shows us that universities have made improvements in accessibility on internet portals, but we see that they still do not reach the linguistic and cultural perspective of deaf and/or hearing impaired people.en
dc.description.resumoA acessibilidade em ambientes virtuais é um fator importante para garantir a inclusão, igualdade e autonomia para todos os usuários, inclusive para surdos e pessoas com deficiência auditiva. Tornar um sítio acessível significa remover barreiras que impedem a interação e o acesso ao conteúdo digital. Neste contexto a questão norteadora deste estudo é: Como a avaliação sistematizada dos recursos de acessibilidade para surdos em portais de internet de universidades contribuem para melhora da qualidade da acessibilidade? Tendo em vista que há diretrizes que norteiam a acessibilidade web, como World Wide Web Consortium (W3C) e o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), este trabalho tem por objetivo geral: Desenvolver instrumento/protocolo para avaliação de acessibilidade para surdos, nos principais recursos disponíveis nos ambientes virtuais das universidades. Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa bibliográfica associada a pesquisa de desenvolvimento experimental. Quanto à abordagem foi utilizado a prescritiva - descritiva - avaliativa. A pesquisa foi realizada nos portais de internet das universidades públicas de Mato Grosso do Sul (UFMS, UEMS e UFGD), e foram contempladas cinco atividades (informação sobre acessibilidade no ambiente, página inicial, biblioteca, redes sociais - instagram e ambiente virtual de aprendizagem - AVA). A análise dos dados nos mostram que as universidades têm feito melhorias na acessibilidade nos portais de internet, porém vemos que ainda não alcançam a perspectiva linguística e cultural das pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-09-04T20:07:30Z No. of bitstreams: 1 JuliaPaulineOliveiraSantos.pdf: 1608635 bytes, checksum: 9a2df5b960143136e1591d332ff89c73 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-04T20:07:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JuliaPaulineOliveiraSantos.pdf: 1608635 bytes, checksum: 9a2df5b960143136e1591d332ff89c73 (MD5) Previous issue date: 2025-05-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidade webpt_BR
dc.subjectWeb accessibilityen
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectInformation and communication technologyen
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectDeaf peopleen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação e inclusão digital de pessoas surdas no ensino superior: avaliação de acessibilidade em portais de internet de universidades públicas de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JuliaPaulineOliveiraSantos.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.