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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6619
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão nas escolas estaduais em tempo integral de Dourados-MS: escola da autoria como uma proposta de formação integral |
Autor(es): | Silva, Odete da |
Primeiro Orientador: | Perboni, Fabio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Marilda de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Aranda, Maria Alice de Miranda |
Resumo: | A dissertação insere-se na Linha de Pesquisa em Políticas e Gestão da Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados, e tem como objetivo analisar as práticas de gestão escolar em escolas de tempo integral da Rede Estadual de Ensino no município de Dourados-MS. Adota-se a abordagem qualitativa, por possibilitar uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas de gestão nas escolas analisadas. O recorte temporal compreende o período de 2016 a 2024, justificado pela implementação do Projeto “Escola da Autoria”, instituído pela Lei nº 4.973/2016, que criou o Programa de Educação em Tempo Integral, com a proposta de ampliar a jornada escolar e desenvolver políticas voltadas à melhoria da qualidade do ensino e à formação integral dos estudantes. A pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos a análise documental e entrevistas semiestruturadas com diretores das escolas participantes. Foram analisados os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas estaduais de tempo integral de Dourados-MS, com foco na abordagem da gestão democrática, bem como documentos e normativas relacionadas ao projeto Escola da Autoria. O referencial teórico baseia-se nos conceitos freirianos de educação emancipatória e democrática, considerando que, segundo Freire (1987), a prática pedagógica libertadora se concretiza por meio de uma abordagem problematizadora. O estudo teve como lócus o município de Dourados, segunda maior cidade do estado de Mato Grosso do Sul, que conta com 24 escolas estaduais, sendo que oito ofertam matrícula em tempo integral. Dessas, três participaram da pesquisa por meio de entrevistas com seus diretores, que relataram percepções e desafios enfrentados no contexto da gestão escolar. Os resultados indicam que a gestão democrática se efetiva apenas parcialmente, visto que nem todos os segmentos participam das decisões institucionais. Além disso, os espaços físicos mostram-se inadequados à proposta de tempo integral, e a burocracia é apontada como um fator limitante da autonomia e da consolidação plena da gestão democrática. |
Abstract: | This dissertation is part of the Research Line on Education Policies and Management, linked to the Graduate Program of the Federal University of Grande Dourados. Its objective is to analyze school management practices in full-time schools within the state education network in the municipality of Dourados-MS. A qualitative approach was adopted, as it allows for a deeper understanding of the management dynamics in the schools analyzed. The temporal scope covers the period from 2016 to 2024, justified by the implementation of the “Escola da Autoria” (Authorship School) Project, established by Law No. 4.973/2016, which created the Full-Time Education Program. The project aims to extend school hours and develop policies to improve the quality of education and promote the comprehensive development of students. The research employed documentary analysis and semi-structured interviews with principals of the participating schools as methodological procedures. The Political-Pedagogical Projects (PPPs) of full-time state schools in Dourados-MS were analyzed, focusing on the approach to democratic management, along with documents and regulations related to the Escola da Autoria project. The theoretical framework is based on Freirean concepts of emancipatory and democratic education, considering that, according to Freire (1987), liberating pedagogical practice is achieved through a problem-posing approach. The study was conducted in the municipality of Dourados, the second-largest city in the state of Mato Grosso do Sul, which has 24 state schools, eight of which offer full-time enrollment. Of these, three participated in the research through interviews with their principals, who shared perceptions and challenges faced in the context of school management. The results indicate that democratic management is only partially implemented, as not all segments participate in institutional decision-making. Furthermore, the physical infrastructure is inadequate for the full-time education model, and bureaucracy is identified as a limiting factor for the autonomy and full realization of democratic school management. |
Palavras-chave: | Gestão democrática Democratic management Gestão escolar School management Escola de tempo integral Full-time school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Odete da. Gestão nas escolas estaduais em tempo integral de Dourados-MS: escola da autoria como uma proposta de formação integral. 2025. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6619 |
Data do documento: | 23-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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