Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Magda Carmelita Sarat-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4301531823989684pt_BR
dc.contributor.referee1Gebara, Ademir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1431810046621847pt_BR
dc.contributor.referee2Veiga, Cynthia Greive-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5700231363310293pt_BR
dc.contributor.referee3Furtado, Alessandra Cristina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352539741899197pt_BR
dc.creatorCruz, Gislaine Azevedo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9891990948620323pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-22T19:58:16Z-
dc.date.available2019-04-22T19:58:16Z-
dc.date.issued2014-04-29-
dc.identifier.citationCRUZ, Gislaine Azevedo da. De criança a aluna: memórias da infância e da escolarização de professoras (1930-1970). 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/663-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze and reflect about the processes of scholarization of the childhoods lived in Brazil during the twentieth century, between the decades of 1930 and 1970, based on the memories of elementary and pre-school teachers and the relations they established in the school environment. We assume that the school institution, both socially and historically, figured as one the main institutions for the civilization of individuals, and produced the child-student. In this sense, we aim to understand the scholarized childhoods of five people who lived in this period in the country area of the states of São Paulo and Mato Grosso and told us their memories based on the Oral History methodology. This paper is divided in three chapters, namely: the contribution of history and of the civilizing process to the understanding of childhood; the memories of the scholarized childhoods; and the relations between adults and children at school. Throughout the scholarization of its childhood, the school-child would learn in the institutions the socially established behaviors and rules of conduct, deeply marked by patterns like to be a good girl, a good daughter and a good student, all values and attitudes presented during the scholarizing process. Thus, through our studies and based on the memories told by the teachers, we were able to identify the importance of the school in the formation and the civilization of the generations.en
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar e refletir sobre os processos de escolarização das infâncias vivenciadas no Brasil durante o século XX, entre as décadas de 30 e 70, a partir das memórias de professoras de criança e suas relações estabelecidas no espaço escolar. Partimos da premissa que a instituição da escola histórica e socialmente figurou como uma das principais instituições para a civilização dos indivíduos, e produziu a criança-aluno. Neste sentido, buscamos compreender as infâncias escolarizadas de cinco pessoas que viveram este período no interior de São Paulo e Mato Grosso e contaram suas memórias, estudadas aqui a partir da metodologia de História Oral. O trabalho está desenvolvido em três capítulos: as contribuições da história e do processo civilizador para compreensão da infância, as memórias das infâncias escolarizadas e as relações entre adultos e crianças na escola. Ao longo da escolarização da infância a criançaescolar aprendia nas instituições comportamentos e formas de condutas estabelecidas socialmente, marcadas profundamente por padrões como: ser boa menina, boa filha e boa aluna, como valores e atitudes presentes no decurso do processo escolarizador. Desta forma, ao longo dos estudos realizados e das lembranças das infâncias contadas pelas professoras, foi possível identificar a importância da escola na formação e civilização das gerações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-22T19:58:16Z No. of bitstreams: 1 GislaineAzevedodaCruz.pdf: 1039538 bytes, checksum: 425ab8e4ad52ed3f1cab24bc6d6b5102 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-22T19:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GislaineAzevedodaCruz.pdf: 1039538 bytes, checksum: 425ab8e4ad52ed3f1cab24bc6d6b5102 (MD5) Previous issue date: 2014-04-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDe criança a aluna: memórias da infância e da escolarização de professoras (1930-1970)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GislaineAzevedodaCruz.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.