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Tipo: Dissertação
Título: A Versão das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais do Município de Dourados-MS: atuação no Atendimento Educacional Especializado
Autor(es): Melo, Hellen Cristiey Batista de
Primeiro Orientador: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee2: Anache, Alexandra Ayach
metadata.dc.contributor.referee3: Suttana, Renato Nésio
Resumo: A Sala de Recursos Multifuncionais-SRM tem se configurado como o espaço para Atendimento Educacional Especializado-AEE na proposta da Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação. A partir das matrículas de alunos com Necessidades Educacionais Especiais e da implantação das SRM e, consequentemente, da busca por acesso e sucesso da população atendida, surgem as indagações: quais as principais dificuldades encontradas na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no que se refere ao Atendimento Educacional Especializado oferecido nas SRMs? Como este modelo de atendimento tem sido operacionalizado nas SRMs do município de Dourados/MS? Essas questões possibilitaram discussões de um tema atual e relevante buscando desenvolvimento de pesquisas que contribuam com ações para a inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Para tentar responder a essas indagações, elegeuse como objetivo geral deste trabalho: discutir a formação inicial e continuada de professores para atuação nas SRMs e as características da proposta de avaliação educacional na inclusão escolar, proporcionando a reflexão sobre as dificuldades e as possibilidades encontradas na inclusão de alunos com NEEs no que se refere ao AEE nas salas de recursos multifuncionais, segundo a versão das professoras responsáveis, bem como a promoção da discussão sobre este modelo de atendimento oferecido pela Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa qualitativa de cunho colaborativo, utilizando-se como técnica o grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Foi realizada na rede municipal de ensino de Dourados-MS com treze professoras de SRMs. Os encontros transcritos foram analisados juntamente com as participantes e resultaram em três eixos temáticos de análise principais. Os dados revelaram que o município tem se esforçado para responder a atual política de inclusão, ainda que tenha muitas dificuldades e necessidade de formação para o atendimento dessa demanda. Acredita-se que a pesquisa tenha contribuído para a melhoria do atendimento nas SRM com a discussão e reflexão sobre a operacionalização da proposta por meio das estratégias e procedimentos elaborados pelo profissional do AEE nas discussões promovidas.
Abstract: The Multifunction Resources Room – MRR has been configured as a specialized space in Specialized Educational Attending – SEA in the inclusive policy of the govern for the special education’s view. From the registry of students with Special Educational Needs and the implantation of MRR pursuant to the seek for the attend population’s access and success , raises the questions: What the main difficulties found in students with Special Educational Needs conforming to the Specialized attendance given by the MRR? How this pattern of attendance has been operationalized in the MRR of Dourados/MS? These questions were able to make discussions about a current and applicable theme in order to develop researches that can contribute to scholastic student’s inclusion with Special Educational Needs. Trying answer these questions, was chosen as the main goal of this article: Discuss initial and continuing training of teachers to act in SEM and features of the proposed educational evaluation in school inclusion, providing a reflection on difficulties and opportunities found in the inclusion of students with Special Educational Needs Specialized educational attending in the Multifunctional Resources Room, in order to the responsible teachers interpretation as the discussion about this example given by National policies of Special education in the inclusive perspective. The research was characterized as qualitative research collaborative nature, using art as the focus group and semi-structured interviews. It was held at the municipal school of Dourados-MS with thirteen teachers of MRR. The written interviews were analyzed together with the participants and resulted three main themes of analysis. The information revealed that the city has endeavored to respond to current policy of inclusion; even it has many difficulties and need training to fulfill this demand. It is believed that the research has contributed to improve the attendance in MRR with discussion and reflection on the operationalization of the proposal through the strategies and procedures developed by professional in SEA promoted discussions.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher education
Educação especial
Special education
Tecnologia educacional
Educational Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: MELO, Hellen Cristiey Batista de. A Versão das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais do Município de Dourados-MS: atuação no Atendimento Educacional Especializado. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/664
Data do documento: 24-Abr-2014
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