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Tipo: Dissertação
Título: O Ensino secundário no sul do antigo Mato Grosso: o Colégio Estadual Presidente Vargas de Dourados (1951-1974)
Autor(es): Marques, Inês Velter
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Rosa Fatima de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee3: Brazil, Maria do Carmo
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, na linha de pesquisa: História da Educação, Memória e Sociedade. Teve como objetivo analisar a expansão do ensino secundário em Mato Grosso, de modo especial na parte Sul do estado, a partir de uma abordagem que privilegia a história da primeira escola pública a ofertar esse nível de ensino na cidade de Dourados, a saber, o Colégio Estadual Presidente Vargas, no período de 1951 a 1974. A partir da história desse colégio, com a expansão do ensino secundário no Sul do antigo Mato Grosso e em Dourados, buscou-se verificar o significado da implantação dessa instituição na cidade e identificar as forças políticas que levaram o governo de Mato Grosso a criá-la; caracterizar o perfil socioeconômico dos alunos, por amostragem, quanto à idade e naturalidade; examinar o perfil do corpo docente, quanto à formação e, por fim, analisar a organização curricular do Colégio Estadual Presidente Vargas. Relativamente ao recorte temporal, o ano de 1951 sinaliza o período de criação dessa instituição na cidade e o ano de 1974 marca a regulamentação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a de nº. 5.692/71, que trouxe mudanças na organização e funcionamento do Colégio. A pesquisa orienta-se na perspectiva da Nova História Cultural, aliada a um referencial teórico da História, História da Educação, Currículo, dentre outros. Também foram realizados estudos e pesquisas sobre a expansão do ensino secundário no Brasil, no Mato Grosso e no Sul desse estado e sobre a colonização e povoamento da cidade de Dourados. A pesquisa documental pautou-se em documentos diversos coletados no Centro Documentação Regional da Universidade Federal da Grande Dourados, no Núcleo de Tecnologia Educacional de Dourados, Museu Municipal de Dourados entre outros. A análise dos documentos possibilitou verificar que a expansão ocorrida no ensino secundário em Mato Grosso, na década de 1950, propiciou a criação do Colégio Estadual Presidente Vargas em Dourados. Na criação desse Colégio estiveram envolvidas forças políticas do Estado, principalmente, dos políticos locais. Essa instituição, no período pesquisado, atendeu em seus cursos alunos pertencentes, em sua maior parte, às camadas médias, com idades que variavam entre 14 e 39 anos, provenientes do estado de Mato Grosso. O currículo no Colégio Estadual Presidente Vargas, no período estudado, foi sofrendo alterações de acordo com as normas e regulamentos expedidos pelos órgãos competentes que, por sua vez, respondiam às correntes pedagógicas em efervescência no Brasil. Conclui-se, assim, que as disciplinas inicialmente estabelecidas com os seus conteúdos marcadamente humanistas foram substituídas por disciplinas cujos conteúdos passaram a ser de cultura científica.
Abstract: This dissertation was developed during the Federal University of Grande Dourados’ postgraduate program in education, in the following research line: History of Education, Memory and Society. Its objective was to analyze the expansion of high school in Mato Grosso, especially in the South of the state, starting from an approach that focus on the history of the first public school to offer this stage of education in the city of Dourados, that is, President Vargas State School, during the period from 1951 to 1974. Starting from the history of this school, with the expansion of the high schooling in the south of the old Mato Grosso and in Dourados, this research aimed to verify the significance of this institution’s establishment in the city and to identify the political forces that led Mato Grosso’s government to build this school; to characterize the socio-economic profile of the students, from sampling, in relation to age and origin; to examine the profile of the teaching body, in relation to their education, and finally, to analyze President Vargas State School’s curriculum organization. In relation to the chronological time-frame, the year 1951 signals the period of this institution’s creation, and the year 1974 indicates the decree of the Law of National Education 5.692/71, which brought changes to the structure and management of the school. The New Cultural History perspective guides this research, together with a theoretical historic referential, history of education, curriculum, among others. Studies and research on the expansion of the secondary education in Brazil, Mato Grosso and the south of the state and on the colonization and population of the City of Dourados were also performed. The archival research included different types of documents collected from the Federal University of Grande Dourados Center for Regional Documentation, Dourados Center for Educational Technology, Dourados Municipal Museum, among others. The documental analysis enabled the confirmation that the expansion which occurred in Mato Grosso’s high schooling, in 1950s decade, fostered the creation of President Vargas State School in Dourados. State Political forces, especially local politicians were involved in the creation of the school. This institution, during the researched period, catered for students belonging mainly to the middle classes, with ages that ranged from 14 to 39 years and from Mato Grosso in its majority. President Vargas State School’s curriculum, during the researched period, underwent alterations according to the norms and regulations issued by the competent bodies which, in turn, were responding to the effervescent pedagogic lines in Brazil. It was concluded that the initially established disciplines, with its marked humanistic syllabus, were replaced by disciplines with contents which had a scientific culture.
Palavras-chave: Educação - história
Educational history
Educação básica - Ensino médio
High education
Currículo escolar
School curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: MARQUES, Inês Velter. O Ensino secundário no sul do antigo Mato Grosso: o Colégio Estadual Presidente Vargas de Dourados (1951-1974). 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/666
Data do documento: 22-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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