Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Goettert, Jones daript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0319502811622693pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Flaviana Gasparottipt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Lauriene Seraguza de Olegário dept_BR
dc.creatorSantos, Marli Avelino dospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4165861751982243pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-08T18:02:16Zpt_BR
dc.date.available2024-07-15pt_BR
dc.date.available2025-10-08T18:02:16Zpt_BR
dc.date.issued2024-04-14pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Marli Avelino dos. Representações ‘sobre’ e ‘de’ indígenas a partir dos olhares de estudantes da cidade de Dourados - MS. 2024. 198 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6676pt_BR
dc.description.abstractLa construcción de identidad, las relaciones sociales y los conflictos entre diferencias culturales son reflexiones pertinentes sobre la vida cotidiana de los estudiantes indígenas en escuelas no indígenas. Al considerar la población de pueblos originarios de la ciudad de Dourados y la forma en que se desarrollan las relaciones entre estudiantes indígenas y no indígenas en el espacio de las escuelas públicas del municipio. La investigación se llevó a cabo en la Escuela Estadual Menodora Fialho de Figueiredo y en la Escuela Estadual Castro Alves de Dourados/MS. Tuvo como objetivo analizar cuestionarios y dibujos realizados por los estudiantes que participaron en la investigación, abordando temas de reconocimiento, conocimiento del espacio de la Reserva Indígena de Dourados (RID), y cuestiones culturales, reproducción de estereotipos y estigmas, además de la construcción del “otro". La metodología utilizada se basa en la investigación cualitativa a través de fuentes escritas y gráficas. El estudio permitió comprender mejor la realidad escolar que viven los estudiantes indígenas al ingresar a las escuelas urbanas. Además de permitir reflexionar sobre la importancia del papel del docente como mediador en el proceso de aprendizaje, también se evidenció que, si bien el proceso de reconocimiento de la cultura indígena es efectivo, se necesitan estrategias que vayan más allá de los muros de la escuela.es
dc.description.resumoA construção da identidade, as relações sociais e os conflitos entre as diferenças culturais são questões relevantes no cotidiano dos alunos indígenas em escolas não indígenas da cidade de Dourados/MS. Considerando a população dos povos originários na cidade de Dourados e as relações desenvolvidas entre estudantes indígenas e não indígenas nas escolas públicas do município, esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo e na Escola Estadual Castro Alves, ambas em Dourados/MS. O objetivo foi analisar questionários e desenhos feitos pelos alunos participantes, abordando temas como reconhecimento, conhecimento do espaço da Reserva Indígena de Dourados (RID), questões culturais, reprodução de estereótipos e estigmas, além da construção do “outro”. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com o uso de fontes escritas em forma de questionários e gráficas em desenhos. O estudo proporcionou uma compreensão mais profunda sobre a realidade vivida pelos alunos indígenas ao ingressarem em escolas urbanas. Além de promover a reflexão sobre a importância do papel do professor como mediador no processo de aprendizagem, evidenciou-se a necessidade de estratégias que transcendam os limites da escola para efetivar o reconhecimento da cultura indígena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-10-08T18:02:16Z No. of bitstreams: 1 MarliAvelinodosSantos.pdf: 1981910 bytes, checksum: 806fb28a320589056f5a19ba463c8b87 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-08T18:02:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarliAvelinodosSantos.pdf: 1981910 bytes, checksum: 806fb28a320589056f5a19ba463c8b87 (MD5) Previous issue date: 2024-04-14en
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunos indígenaspt_BR
dc.subjectEstudiantes indígenases
dc.subjectEscolas não indígenaspt_BR
dc.subjectEscuelas no indígenases
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subjectRelaciones socialeses
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleRepresentações ‘sobre’ e ‘de’ indígenas a partir dos olhares de estudantes da cidade de Dourados - MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarliAvelinodosSantos.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.