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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6676
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Goettert, Jones dari | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0319502811622693 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Flaviana Gasparotti | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Lauriene Seraguza de Olegário de | pt_BR |
dc.creator | Santos, Marli Avelino dos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4165861751982243 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T18:02:16Z | pt_BR |
dc.date.available | 2024-07-15 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-10-08T18:02:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-04-14 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marli Avelino dos. Representações ‘sobre’ e ‘de’ indígenas a partir dos olhares de estudantes da cidade de Dourados - MS. 2024. 198 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6676 | pt_BR |
dc.description.abstract | La construcción de identidad, las relaciones sociales y los conflictos entre diferencias culturales son reflexiones pertinentes sobre la vida cotidiana de los estudiantes indígenas en escuelas no indígenas. Al considerar la población de pueblos originarios de la ciudad de Dourados y la forma en que se desarrollan las relaciones entre estudiantes indígenas y no indígenas en el espacio de las escuelas públicas del municipio. La investigación se llevó a cabo en la Escuela Estadual Menodora Fialho de Figueiredo y en la Escuela Estadual Castro Alves de Dourados/MS. Tuvo como objetivo analizar cuestionarios y dibujos realizados por los estudiantes que participaron en la investigación, abordando temas de reconocimiento, conocimiento del espacio de la Reserva Indígena de Dourados (RID), y cuestiones culturales, reproducción de estereotipos y estigmas, además de la construcción del “otro". La metodología utilizada se basa en la investigación cualitativa a través de fuentes escritas y gráficas. El estudio permitió comprender mejor la realidad escolar que viven los estudiantes indígenas al ingresar a las escuelas urbanas. Además de permitir reflexionar sobre la importancia del papel del docente como mediador en el proceso de aprendizaje, también se evidenció que, si bien el proceso de reconocimiento de la cultura indígena es efectivo, se necesitan estrategias que vayan más allá de los muros de la escuela. | es |
dc.description.resumo | A construção da identidade, as relações sociais e os conflitos entre as diferenças culturais são questões relevantes no cotidiano dos alunos indígenas em escolas não indígenas da cidade de Dourados/MS. Considerando a população dos povos originários na cidade de Dourados e as relações desenvolvidas entre estudantes indígenas e não indígenas nas escolas públicas do município, esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo e na Escola Estadual Castro Alves, ambas em Dourados/MS. O objetivo foi analisar questionários e desenhos feitos pelos alunos participantes, abordando temas como reconhecimento, conhecimento do espaço da Reserva Indígena de Dourados (RID), questões culturais, reprodução de estereótipos e estigmas, além da construção do “outro”. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com o uso de fontes escritas em forma de questionários e gráficas em desenhos. O estudo proporcionou uma compreensão mais profunda sobre a realidade vivida pelos alunos indígenas ao ingressarem em escolas urbanas. Além de promover a reflexão sobre a importância do papel do professor como mediador no processo de aprendizagem, evidenciou-se a necessidade de estratégias que transcendam os limites da escola para efetivar o reconhecimento da cultura indígena. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-10-08T18:02:16Z No. of bitstreams: 1 MarliAvelinodosSantos.pdf: 1981910 bytes, checksum: 806fb28a320589056f5a19ba463c8b87 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-08T18:02:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarliAvelinodosSantos.pdf: 1981910 bytes, checksum: 806fb28a320589056f5a19ba463c8b87 (MD5) Previous issue date: 2024-04-14 | en |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alunos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Estudiantes indígenas | es |
dc.subject | Escolas não indígenas | pt_BR |
dc.subject | Escuelas no indígenas | es |
dc.subject | Relações sociais | pt_BR |
dc.subject | Relaciones sociales | es |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | Representações ‘sobre’ e ‘de’ indígenas a partir dos olhares de estudantes da cidade de Dourados - MS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MarliAvelinodosSantos.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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