Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lamoso, Lisandra Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5623881752715097pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Ana Paula Camilopt_BR
dc.contributor.referee2Lomba, Roni Mayerpt_BR
dc.creatorZanchetta, Sergio Ricardo Fernandespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0961944342689962pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-08T18:27:48Zpt_BR
dc.date.available2023-12-21pt_BR
dc.date.available2025-10-08T18:27:48Zpt_BR
dc.date.issued2023-11-24pt_BR
dc.identifier.citationZANCHETTA, S. R. F. A atuação do grupo ABV no comércio varejista de Mato Grosso do Sul. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6678pt_BR
dc.description.abstractThe research addresses the ABV Group's performance in retail trade in Mato Grosso do Sul, a family company born in the interior of the state that stood out in a short period of time compared to large Brazilian retail chains, in a competitive and challenging environment. In this research, we carried out a bibliographical review, documentary research, and consultation of primary sources. Among the works reviewed, we highlight the dissertation by Lages (2002), which addresses “The current competition pattern of the supermarket sector in the City of Ponta Grossa/PR”, Pastore (2013), on “Strategic positioning of local supermarket chains: a study in the city of Santos” and Oliveira (2021), who researched “The geography of Commerce: The production of urban space from supermarket chains in Montes Claros-MG”. The research method used is descriptive and exploratory. The works used in the bibliographic review contributed to understanding the origin of markets as we know them at the beginning of the 20th century, in addition to the characteristics of retail trade and its subdivisions within the sector: markets, supermarkets and wholesale. We understand part of the dynamics of its formats, products offered, profit margin and target audience. The semi-structured interviews with ABV Group managers and owner Mr. Ariclenes Bento Vicentin contributed with enriching information about the company's history, the difficulties faced, the decisions that transformed the business into success, the goals achieved, the company's understanding of the perspective from each of the interviewees, the investments made with commercial capital resources and where they are headed, the company's future prospects compared to competitors and their effects on geographic space. The research is divided into three chapters: 1) Characteristics of retail trade; 2) The ABV Group in Mato Grosso do Sul and 3) Expansion of investments derived from commercial accumulation. We conclude that the ABV Group has become a business reference at a regional level, with the application of several competitive strategies presented throughout the text. In the year of the research, 2023, the Group had 2,248 employees and occupied the first position among supermarket chains in the state of Mato Grosso do Sul; being the third largest group in the Central-West and among the one hundred largest retail companies in Brazil, occupying the 67th position in the national ranking.en
dc.description.resumoA pesquisa aborda a atuação do Grupo ABV no comércio varejista de Mato Grosso do Sul, uma empresa familiar nascida no interior do estado que se sobressaiu em um curto período de tempo frente a grandes redes do comércio varejista brasileiro, em um ambiente competitivo e desafiador. Nesta pesquisa, realizamos revisão bibliográfica, pesquisa documental, consulta em fontes primárias. Entre os trabalhos revisados, destacamos a dissertação de Lages (2002), que aborda “O padrão de concorrência atual do setor supermercadista da Cidade de Ponta Grossa/PR”, Pastore (2013), sobre Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais: um estudo na cidade de Santos” e Oliveira (2021), que pesquisou “A geografia do Comércio: A produção do espaço urbano a partir de redes de supermercados em Montes Claros-MG”. O método de pesquisa utilizado é o descritivo e exploratório. Os trabalhos utilizados na revisão bibliográfica contribuíram para entendermos a origem dos mercados como conhecemos no início do século XX, além das características do comércio varejista e suas subdivisões dentro do ramo: mercados, supermercados e atacarejo. Compreendemos parte da dinâmica dos seus formatos, produtos oferecidos, margem de lucro e o público alvo. As entrevistas semiestruturada com os gestores do Grupo ABV e com proprietário Sr. Ariclenes Bento Vicentin contribuíram com informações enriquecedoras sobre a história da empresa, as dificuldades enfrentadas, as decisões que transformaram o negócio em sucesso, as metas alcançadas, o entendimento da empresa sobre o olhar de cada um dos entrevistados, os investimentos realizados com recursos do capital comercial e para onde se dirigem, as perspectivas futuras da empresa frente aos concorrentes e seus efeitos no espaço geográfico. A pesquisa está dividida em três capítulos: 1) Característica do comércio varejista; 2) O Grupo ABV no Mato Grosso do Sul e a 3) Expansão dos investimentos derivados da acumulação comercial. Concluímos que o Grupo ABV se tornou referência empresarial em âmbito regional, com aplicação de várias estratégias competitivas apresentadas ao longo do texto. No ano da pesquisa, 2023 o Grupo contava com 2.248 funcionários e ocupava a primeira posição entre as redes supermercadistas no estado de Mato Grosso do Sul; sendo o terceiro maior grupo do Centro-Oeste e figura entre as cem maiores empresas do varejo no Brasil, ocupando a posição de número 67º no ranking nacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-10-08T18:27:48Z No. of bitstreams: 1 SergioRicardoFernandesZanchetta.pdf: 3714922 bytes, checksum: 0eb88a5659db0e5a2987e51d96ba7010 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-08T18:27:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SergioRicardoFernandesZanchetta.pdf: 3714922 bytes, checksum: 0eb88a5659db0e5a2987e51d96ba7010 (MD5) Previous issue date: 2023-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectSupermarketsen
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectCompetitivenessen
dc.subjectDiferenciais estratégicospt_BR
dc.subjectStrategic differencesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA atuação do grupo ABV no comércio varejista de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SergioRicardoFernandesZanchetta.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.