Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Troquez, Marta Coelho Castropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142624348818516pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento , Adir Casaropt_BR
dc.contributor.referee2Militão , Andréia Nunespt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Andreia Vicência Vitorpt_BR
dc.contributor.referee4Nascimento , Luiz Augusto Sousa dopt_BR
dc.creatorPorto, Albéric Ribeiro do Carmopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1990724621128721pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-08T19:40:42Zpt_BR
dc.date.available2025-08-12pt_BR
dc.date.available2025-10-08T19:40:42Zpt_BR
dc.date.issued2025-07-10pt_BR
dc.identifier.citationPORTO, Albéric Ribeiro do Carmo. Gestão da educação escolar indígena no estado do Maranhão (1997 - 2021). 2025. 124 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6681pt_BR
dc.description.abstractThis Doctoral Thesis is part of the Education, Teacher Training and Educational Practices Research Line within the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Education (FAED) of the Federal University of Grande Dourados (UFGD). It is part of the Study and Research Group on Indigenous School Education, Interculturality and Inclusion (GEPEEIN). Current Brazilian legislation highlights the need for the effective participation of indigenous communities in decision-making processes related to indigenous school education. The literature review indicated a gap in studies that critically analyze the management of this type of education in the state of Maranhão. Given the significant indigenous population in this state, for this thesis, the research sought to understand the management of/for Indigenous School Education in the state of Maranhão, through official and unofficial documents between the periods 1997 to 2021. The methodological approach adopted was qualitative, with an emphasis on bibliographical and documentary research. The results showed that the official documents for the management of Indigenous School Education in Brazil were built on the assumptions of democratic, community-based, and differentiated management, which presupposes respect for specificity/difference, autonomy, and the participation of indigenous people throughout the educational process. The process of building indigenous school education in the state of Maranhão shows the historical markers of coloniality and the difficulties imposed by a colonial logic. The research contributes to the academic and political debate by highlighting the need for democratic and decolonial educational management, which respects cultural differences and promotes indigenous autonomy. The thesis reinforces the importance of continuous vigilance and social mobilization in order to guarantee compliance with the educational rights of indigenous peoples. It also points to future research that explores everyday practices in indigenous schools, with a view to building more effective and contextualized policies. It concludes that indigenous protagonism and the ongoing struggle for rights are central to the construction of educational management that respects indigenous difference and promotes decolonial practices.en
dc.description.resumoEsta tese doutoral está inscrita na Linha de Pesquisa Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e inserida no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão (GEPEEIN). A legislação atual brasileira aponta para a necessidade da participação efetiva das comunidades indígenas nos processos decisórios referentes à educação escolar indígena. A revisão de bibliografia indicou uma lacuna referente a estudos que analisem criticamente a gestão dessa modalidade educacional no estado do Maranhão. Considerando a significativa população indígena neste estado, para esta tese, a pesquisa buscou compreender a gestão da/para a Educação Escolar Indígena no estado do Maranhão, por meio de documentos oficiais e extraoficiais, entre os períodos de 1997 a 2021. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com ênfase em pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que os documentos oficiais para a gestão da Educação Escolar Indígena no Brasil foram construídos a partir de pressupostos da gestão democrática, comunitária e diferenciada, o que pressupõe respeito à especificidade/diferença, à autonomia e à participação de indígenas em todo o processo educativo, contudo, na instância de base estadual, nem sempre isto se efetiva. O processo de construção da educação escolar indígena no estado do Maranhão evidencia as marcas históricas da colonialidade e as dificuldades impostas por uma lógica colonial. A pesquisa contribui para o debate acadêmico e político ao destacar a necessidade de uma gestão educacional democrática e decolonial, que respeite as diferenças culturais e promova a autonomia indígena. A tese reforça a importância da vigilância contínua e da mobilização social para garantir o cumprimento dos direitos educacionais dos povos indígenas. Além disso, aponta para pesquisas futuras que explorem as práticas cotidianas nas escolas indígenas, visando a construção de políticas mais efetivas e contextualizadas. Conclui-se que o protagonismo indígena e a luta contínua por direitos são centrais para a construção de uma gestão educacional que respeite a diferença indígena e promova práticas decoloniais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-10-08T19:40:42Z No. of bitstreams: 1 AlbericRibeirodoCarmoPorto.pdf: 2110796 bytes, checksum: 82144b09e873b6d85d1e61cbfd9fa4d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-08T19:40:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlbericRibeirodoCarmoPorto.pdf: 2110796 bytes, checksum: 82144b09e873b6d85d1e61cbfd9fa4d9 (MD5) Previous issue date: 2025-07-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous School Educationen
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Managementen
dc.subjectProtagonismo indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous protagonismen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão da educação escolar indígena no estado do Maranhão (1997 - 2021)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlbericRibeirodoCarmoPorto.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.