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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6684
Tipo: | Tese |
Título: | Seleção de Aplicativos para o Ensino de Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: O Protocolo POPApp-TEA |
Autor(es): | Carbone, Felipe José |
Primeiro Orientador: | Martins, Morgana de Fátima Agostini |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rebelo, Andressa Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Reinaldo dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Felipe Maciel dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee4: | Gabriel, Glaucia |
Resumo: | O uso de aplicativos por pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem se revelado uma estratégia efetiva para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades sociais, de comunicação e de aprendizado desses indivíduos. Com a popularidade crescente dos dispositivos móveis, uma vasta gama de aplicativos, cobrindo diversas categorias e funcionalidades, está agora ao alcance do público com TEA. No contexto da Educação, esses aplicativos precisam ser especificamente adaptados ao ambiente escolar, com funcionalidades alinhadas aos objetivos pedagógicos e que auxiliem os professores na intervenção e no processo de escolarização de seus alunos com TEA. Este trabalho é composto por quatro estudos. O Estudo 1 visou elucidar o contexto atual de aplicativos para pessoas com TEA por meio de um mapeamento sistemático nas lojas virtuais de aplicativos Google Play, Apple Store, Microsoft Store e Portal de Software Público Brasileiro, além de um levantamento bibliográfico de teses e dissertações sobre aplicativos para pessoas com TEA nas bases de dados da CAPES (Catálogo de Teses e Dissertações) e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT), com o objetivo de investigar as iniciativas acadêmicas brasileiras. O Estudo 2 teve como objetivo realizar uma revisão de literatura, explorando trabalhos que discutem a usabilidade de aplicativos para pessoas com TEA, com o objetivo de identificar os requisitos e recomendações para a utilização de aplicativos de qualidade para pessoas com TEA. O Estudo 3 visou realizar um levantamento sobre aplicativos para pessoas com TEA nas escolas municipais de Dourados-MS, com a finalidade de, a partir desses dados, elaborar um material orientativo para os professores, auxiliando-os na seleção e avaliação desses aplicativos. Para o levantamento de dados do Estudo 3, foram coletados dados por meio de questionários e entrevistas com professores do Ensino Fundamental I, levantando as necessidades desses educadores para a utilização de aplicativos em seus alunos com TEA. Os dados bibliográficos do Estudo 2, juntamente com os dados coletados da pesquisa de campo do Estudo 3, forneceram uma base teórica e prática que fundamentou o desenvolvimento do Protocolo de Orientações para Professores na Avaliação de Aplicativos para o Ensino de Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (POPApp-TEA), protocolo orientativo que auxilia os professores na avaliação dos aplicativos para pessoas com TEA, apresentado no Estudo 4 deste trabalho. Com os resultados, observamos que os professores possuem grande interesse no uso de aplicativos para seus alunos com TEA, porém, necessitam de treinamento adequado para a utilização desses recursos. |
Abstract: | The use of applications by individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) has proven to be an effective strategy for the development and enhancement of social, communication, and learning skills in these individuals. With the growing popularity of mobile devices, a wide range of applications covering various categories and functionalities is now available to the ASD community. In the educational context, these applications need to be specifically adapted to the school environment, with functionalities aligned to pedagogical objectives that aid teachers in the intervention and schooling process of their students with ASD. This work comprises four studies. Study 1 aimed to elucidate the current context of applications for ASD through a systematic mapping of virtual application stores such as Google Play, Apple Store, Microsoft Store, and the Brazilian Public Software Portal, in addition to a bibliographic survey of theses and dissertations on applications for ASD in the CAPES (Catalog of Theses and Dissertations) and BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations from IBICT) databases, with the objective of investigating Brazilian academic initiatives. Study 2 aimed to conduct a literature review exploring works discussing the usability of applications for ASD to identify the requirements and recommendations for the use of quality applications for ASD. Study 3 aimed to conduct a survey on applications for ASD in municipal schools in Dourados-MS, with the purpose of, based on these data, developing a guiding material for teachers, assisting them in the selection and evaluation of these applications. For the data collection of Study 3, data were gathered through questionnaires and interviews with Elementary School I teachers, identifying the needs of these educators for the use of applications with their students with ASD. The bibliographic data from Study 2, together with the data collected from the field research of Study 3, provided a theoretical and practical basis that supported the development of the Protocol for Guidance and Evaluation of Teachers on Applications for Autism Spectrum Disorder (POAPapp-ASD), a guiding protocol that assists teachers in evaluating applications for ASD, presented in Study 4 of this work. The results show that teachers have great interest in using applications for their students with ASD but need adequate training to use these resources. |
Palavras-chave: | Educação especial Special Education Tecnologia assistiva Assistive Technology Aplicativos Applications |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | CARBONE, F. J. Seleção de Aplicativos para o Ensino de Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: O Protocolo POPApp-TEA. 2025. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6684 |
Data do documento: | 20-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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