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Tipo: Tese
Título: Entre transformações e permanências: a História da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal de Educação do Maranhão – IFMA (2008-2017)
Autor(es): Almeida, Eliane de Sousa
Primeiro Orientador: Pessanha, Eurize Caldas
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Elen de Fátima Lago Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Antonio de Pádua Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Real, Giselle Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee4: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee5: Moreira, Kênia Hilda
Resumo: Esta investigação insere-se na linha de pesquisa em História, Memória e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e tem como objeto de pesquisa a história da educação profissional técnica de nível médio, tendo como lócus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, com o título Entre transformações e permanências: A História da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal de Educação do Maranhão – IFMA (2008-2017). A delimitação temporal estabelecida inicia em 2008, nos termos da Lei n.º 11.892/2008, de 29 de dezembro de 2008, de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país, e finaliza em 2017, com a Lei n.º 13.415/2017, de 16 de fevereiro de 2017, que estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio e ainda está em discussão. O problema central que norteia esta pesquisa consiste em saber quais foram os fatores políticos, econômicos e históricos que influenciaram a criação dos Institutos Federais no Brasil e, especificamente, no Maranhão. Como questões secundárias, indagamos: Quais critérios orientam/orientaram a escolha dos municípios para a instalação de unidades do IFMA? Quais são os parâmetros determinantes para a escolha e implementação dos cursos técnicos de nível médio no IFMA, considerando as demandas locais e regionais? Como objetivo principal analisar as determinações históricas, políticas e econômicas que contribuíram para a implementação da Instituição no período entre 2009 e 2017, em especifico a educação profissional técnica de nível médio, baseada na literatura em dados estatísticos e nos jornais. Os objetivos específicos estão assim delineados: (1) analisar os aspectos do contexto histórico de ampliação e reformulação da Educação Profissional e Tecnológica nos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Maranhão; (2) descrever os processos desenvolvidos para e na criação do IFMA, tomando como base a análise de campi de diferentes fases de fundação, como os originados a partir da integração de duas escolas técnicas pré-existentes no Estado: o Campus São Luís-Monte Castelo, o Campus Codó e do Campus Caxias; (3) descrever a história de constituição da educação profissional técnica de nível médio do IFMA; e (4) Analisar a que grupos sociais o IFMA pretendia atender e os que realmente atendeu no período entre 2009 e 2017 para compreender a eficácia ou não das políticas públicas educacionais implementadas pela Instituição. Para fundamentar o campo das instituições escolares, foram utilizados os estudos de Justino Magalhães, Paolo Nosela e Ester Buffa, Décio Gatti Júnior e Giseli Cristina do Vale Gatti, Denise Bárbara Catani e Luciano Mendes de Faria Filho, entre outros. As lentes teóricas que subsidiaram a categoria Educação Profissional e Tecnológica foram estabelecidas a partir de Acácia Zeneida Kuenzer, Marise Nogueira Ramos, Gaudêncio Frigotto, Selma de Fátima Vanderley. De natureza histórica, como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Pelos dados já conhecidos, a tese é que o IFMA atendeu aos projetos hegemônicos do capital que precisavam expandir a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil atendendo a necessidade de mão de obra mais qualificada e tecnológica. Nesse contexto, o IFMA se responsabiliza por tal qualificação exigida pelo capital, entretanto, no âmbito da contradição, o IFMA atende as necessidades prementes da população trabalhadora do Estado. O IFMA é uma relevante instituição de Educação Profissional e Tecnológica, com densidade histórica significativa para o Estado do Maranhão, e parcela da sociedade maranhense reconhece traços significativos de sua própria história vinculada à Instituição, responsável pela formação de cidadãos maranhenses e de outros estados e, portanto, vinculada às demandas da formação técnica e profissional, alinhando-se ao contexto de uma política nacional de educação. Aponta-se para a perspectiva de contribuir com a construção de uma historiografia educacional maranhense, especialmente no campo da História das Instituições Educativas no Estado. A pesquisa, nesse sentido, evidenciou o papel estratégico do IFMA na consolidação da Educação Profissional e Tecnológica no Maranhão, destacando sua inserção histórica, social e política. Aponta-se, assim, para a perspectiva de contribuir com a construção de uma historiografia educacional maranhense, especialmente no campo da História das Instituições Educativas no Estado, ao lançar luz sobre os processos, sujeitos e contextos que constituíram essa trajetória institucional ao longo do tempo.
Abstract: This research is part of the research line History, Memory, and Society, within the Graduate Program in Education (PPGEdu) at the Federal University of Grande Dourados (UFGD). It focuses on the history of technical and vocational secondary education, with the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA) as its locus. The title of the study is Between Transformations and Continuities: The History of Technical and Vocational Secondary Education at the Federal Institute of Education of Maranhão – IFMA (2008–2017). The timeframe begins in 2008, the year of the enactment of Law No. 11.892/2008, on December 29, which established the Federal Institutes of Education, Science and Technology in Brazil, and concludes in 2017, with Law No. 13.415/2017, enacted on February 16, which introduced changes to the structure of upper secondary education and remains under discussion. The central research problem is to understand the political, economic, and historical factors that influenced the creation of the Federal Institutes in Brazil, and specifically in Maranhão. The secondary research questions are: What criteria guided the selection of municipalities for the implementation of IFMA campuses? What are the determining parameters for the selection and implementation of technical secondary courses at IFMA, considering local and regional demands? The main objective is to analyze the historical, political, and economic conditions that contributed to the implementation of the institution during the period from 2009 to 2017, specifically focusing on technical and vocational secondary education, based on literature, statistical data, and newspapers. The specific objectives are as follows: (1) To analyze the historical context of the expansion and reformulation of Technical and Vocational Education at the secondary level within IFMA; (2) To describe the processes involved in the creation of IFMA, based on the analysis of campuses established at different phases, including those originating from the integration of two pre-existing technical schools in the state: São Luís-Monte Castelo Campus, Codó Campus, and Caxias Campus; (3) To reconstruct the history of technical and vocational secondary education at IFMA; and (4) To analyze which social groups IFMA aimed to serve and which it actually served between 2009 and 2017, in order to understand the effectiveness of the educational public policies implemented by the institution. To support the analysis of educational institutions, the study draws on the works of Justino Magalhães, Paolo Nosella, Ester Buffa, Décio Gatti Júnior, Giseli Cristina do Vale Gatti, Denise Bárbara Catani, and Luciano Mendes de Faria Filho, among others. The theoretical framework supporting the concept of Technical and Vocational Education is based on the contributions of Acácia Zeneida Kuenzer, Marise Nogueira Ramos, Gaudêncio Frigotto, and Selma de Fátima Vanderley. Of a historical nature, the methodological procedures included bibliographical and documentary research. Based on the data already gathered, the thesis argues that IFMA responded to the hegemonic projects of capital that required the expansion of Technical and Vocational Education in Brazil to meet the demand for a more technologically qualified workforce. Within this context, IFMA assumed responsibility for providing the qualification demanded by capital; however, amid these contradictions, the institution also addressed urgent needs of the working population in the state. IFMA is a significant institution in the field of Technical and Vocational Education, with a considerable historical presence in the state of Maranhão. A portion of Maranhão’s society recognizes important aspects of its own history as being intertwined with the institution, which has contributed to the education of citizens both from Maranhão and other states. Thus, IFMA is aligned with the national education policy framework, especially concerning technical and vocational training. This study aims to contribute to the development of Maranhão’s educational historiography, particularly in the field of the History of Educational Institutions in the state. In this sense, the research highlighted IFMA's strategic role in consolidating Technical and Vocational Education in Maranhão, emphasizing its historical, social, and political significance. It therefore points toward contributing to the construction of Maranhão’s educational historiography by shedding light on the processes, subjects, and contexts that shaped this institutional trajectory over time.
Palavras-chave: Instituições escolares
School Institutions
Educação profissional técnica de nível médio
Secondary-Level Technical and Vocational Education
História
History
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: ALMEIDA, Eliane de Sousa. Entre transformações e permanências: a História da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal de Educação do Maranhão – IFMA (2008-2017). 2025. 274 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6686
Data do documento: 21-Mar-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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