Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/670
Tipo: Dissertação
Título: Projeto Tuning América Latina em universidades brasileiras: uma análise da afinação educacional superior ao modelo europeu
Autor(es): Ferreira, Kleyton Carlos
Primeiro Orientador: Lima, Paulo Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Antonio Bosco de
metadata.dc.contributor.referee2: Real, Giselle Cristina Martins
Resumo: A convergência do ensino superior tanto em países do bloco europeu quanto Latino-americanos, dentre outros, guiados pelas forças da globalização e suas exigências tem se tornado cada vez mais crescente na definição e efetivação de tarefas acerca da formação de mão-de-obra relacionadas ao atendimento de demandas laborais. Levando em conta que na Europa houve uma ―afinação‖ de estruturas educacionais curriculares para alinhamento do espaço europeu de educação superior quanto às demandas do mercado e interesses comuns dos países signatários e paralelamente a adesão de países latino-americanos quanto ao modelo europeu. O objetivo dessa pesquisa, a partir desse quadro, é investigar em que medida e de que maneiras o Projeto Tuning América Latina vem ganhando espaço na educação superior brasileira na área da Educação. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa com a utilização de entrevistas junto aos gestores do Projeto Alfa Tuning em três universidades brasileiras e respectivas análise documental e de conteúdo dos documentos referenciais atinentes ao escopo da temática. O estudo revelou que dentre as contradições em relação ao modelo europeu no Projeto Tuning América Latina destaca-se a ausência de uma organização de um espaço latino-americano de educação superior, a não estruturação de um sistema de créditos correspondentes nos países signatários e as especificidades nacionais, como por exemplo, no caso brasileiro. Para a área da educação observou-se que, o panorama anteriormente destacado, está sendo um eixo de inviabilização da implementação do referido projeto. Concluímos com uma indagação que solicita recorrência: a adoção de qualquer modelo contribuirá até que ponto para uma universidade pública que reflita um caráter democrático e universal, sendo que a estrutura que orienta as demandas populacionais são centradas na orientação capitalista?
Abstract: The convergence of higher education both in European countries as Latin American bloc, among others , guided by the forces of globalization and its demands have become increasingly growing in the definition and execution of tasks on the training of skilled manpower related to meet labor demands . Taking into account that in Europe there was a "fine tuning " of educational curriculum alignment structures for the European area of higher education as the market demands and interests of the signatory countries and in parallel the accession of Latin American countries on the European model . In light of the questioning that framework was constructed object of study in this research cropped following question : To what extent and how the Tuning Latin America that requires convergence to general and specific skills in academic subject areas in Latin America , has been gaining space in Brazilian higher education in specific in Education ? Another ancillary question is " What demands have emerged to accession to Tuning Latin America in relation to the Brazilian reality? The objective is to investigate to what extent and in what ways the Tuning Latin America has been gaining ground in Brazilian higher education in the field of Education. Among the contradictions in relation to the European model in the Tuning Latin America highlights the lack of organization of a Hispanic area of higher education, not to structure a system of credits in the member countries and national specificities of Brazil, which will be treated as an object of recurrences in the unveiling of the object. Under the qualitative research approach discusses the "pitch" referrals data yet for Brazilian university in relation to higher education, recortadamente as the guidelines of the Tuning Latin America and its place in education IHE thematic area of the country.
Palavras-chave: Educação superior
Higher education
Projeto ALFA Tuning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Kleyton Carlos. Projeto Tuning América Latina em universidades brasileiras: uma análise da afinação educacional superior ao modelo europeu. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/670
Data do documento: 17-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KleytonCarlosFerreira.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.