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Tipo: Dissertação
Título: As Ressignificações de cidadania nas escolas do município de Dourados (MS)
Autor(es): Oliveira, Lilian Tatiane Candia de
Primeiro Orientador: Lima, Paulo Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Antonio Bosco de
metadata.dc.contributor.referee2: Real, Giselle Cristina Martins
Resumo: Este estudo desenvolvido a partir do Programa de Mestrado em Educação, na área de Políticas e Gestão da Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados, teve por objetivo analisar as ressignificações que gestores, professores e alunos constroem sobre a categoria “cidadania” na realidade da escola de ensino médio no desenvolvimento do trabalho pedagógico, dentre escolas públicas e privadas do município de Dourados (MS). O estudo foi ancorado nas premissas da pesquisa qualitativa e nas contribuições de Gramsci (1978, 1982) de confronto de hegemonias, como base teórica na leitura do objeto de pesquisa. O percurso do objeto inicialmente centrou-se na evolução histórica da categoria cidadania e sua vinculação com a educação formal evidenciando três categorias definidoras no processo de ressignificação do termo e ações correlatas: cidadania enquanto valor econômico, cidadania enquanto valor gnosiológico e cidadania enquanto valor ético-político. Em seguida foi possível constatar, a partir de documentos oficiais, que os norteamentos quanto à formação para a cidadania que fundamentam as normativas educacionais brasileira, se alicerçam na perspectiva gnosiológica ou econômica. E por fim, a pesquisa de campo foi desenvolvida junto a uma amostragem simples de quatro escolas (públicas e privadas), nas quais foram entrevistados diretores, coordenadores e professores (um de cada escola) e aplicados questionários a estudantes do último ano do ensino médio (uma sala por unidade escolar). Na análise dos dados foi perceptível a predominância da cidadania enquanto valor gnosiológico e econômico tanto nas ressignificações dos sujeitos da pesquisa quanto no desenvolvimento do trabalho pedagógico, portanto, coerentes com as orientações dos documentos normativos. Com este estudo foi possível inferir que a formação para a cidadania nas escolas de ensino médio de Dourados/MS, como processo de emancipação do sujeito na perspectiva ético-político ainda está por se fazer na pronúncia e assunção de ações concretas que superem norteamentos legitimadores de estrutura de classes.
Abstract: This study developed from the Masters Program in Education in the area of Policy and Management Education, Faculty of Education, Federal University of Grande Dourados, aimed to analyze the reinterpretation that managers, teachers and students build on the category" citizenship" in the reality of high school in the development of educational work among public and private schools from Dourados ( MS ). The study was developedby means of qualitative research and Gramsci‟s contributions (1978, 1982) of clash of hegemonies, as a theoretical basis in reading the research object. The path of the object initially focused on the historical evolution of the category citizenship and its relationship with the formal education showing three axes as categories in the redefinition of the term and related actions: citizenship as economic value, while gnosiologic citizenship andas value ethicalpolitical. Based on official documents, we conclude that the citizenship‟s concept underlying the Brazilian educational norms are founded on economic and gnosiologic perspective. The field research was developed with a simple sample of four schools ( private and public ), in which directors, coordinators and teachers (one from each school) were interviewed and completed questionnaires to students in their final year of high school ( a class by school unit ). In the analysis of the data was noticeable predominance of citizenship as gnosiologic both noticeable predominance of citizenship as gnosiologic both noticeable predominance of citizenship as gnosiologic both in economic and reinterpretation of research subjects as the development of pedagogical work therefore consistent with the guidelines of the normative documents value. With this study, it was possible to infer that the training for citizenship in secondary schools of Dourados/MS as a process of emancipation of the subject in the ethical-political perspective is yet to be done in pronunciation and assumption concrete actions, which go beyond legitimizing perspectives the class structure.
Palavras-chave: Política educacional
Educational policy
Educação para a cidadania
Citizenship education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: Oliveira, Lilian Tatiane Candia de. As Ressignificações de cidadania nas escolas do município de Dourados (MS). 2014. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/671
Data do documento: 17-Fev-2014
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