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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Perboni, Fabiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2492061344859342pt_BR
dc.contributor.referee1Aranda, Maria Alice de Mirandapt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Eduardo Augusto Mosconpt_BR
dc.creatorReginaldo , Vanessa Macielpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959697281634982pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-13T18:35:42Zpt_BR
dc.date.available2025-10-09pt_BR
dc.date.available2025-11-13T18:35:42Zpt_BR
dc.date.issued2025-05-19pt_BR
dc.identifier.citationREGINALDO, Vanessa Maciel. A gestão em escolas indígenas no município de Dourados-MS: a gestão democrática em contexto diferenciado. 2025. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6714pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is part of the Research Line on Education Policies and Management of the Graduate Program in Education at the Federal University of Grande Dourados (PPGEdu/FAED/UFGD) and is linked to a broader research project that analyzes school management in the state of Mato Grosso do Sul. The study aims to examine how management practices are developed in Indigenous schools located in the municipality of Dourados, adopting a qualitative methodological approach that includes both documentary and field research. The investigation focuses on understanding the specificities of school management within the Dourados Indigenous Reserve (RID), whose schools serve a population of over 13,000 inhabitants and encompass three distinct Indigenous peoples: Guarani, Kaiowá, and Terena. These cultural specificities significantly influence the organization of school practices and educational processes. The research is grounded in legal and normative frameworks that guide Indigenous education in Brazil, including the Federal Constitution of 1988, the National Curricular Guidelines for Indigenous Schools (RCNEI, 1996), and the CNE/CEB Opinion No. 3/1999, which recognize the right to a differentiated, bilingual, and intercultural education. The dissertation is structured in four sections: the introduction; a conceptual discussion on school management; the characterization of the research setting; and the presentation and analysis of field data. The results reveal the coexistence of democratic and managerial elements in school management, evidencing the tensions and challenges involved in the implementation of educational policies that aim to guarantee the autonomy and specificities of Indigenous education. The findings indicate that the autonomy proposed by democratic management has not been fully realized in practice, largely due to structural constraints imposed by the municipal education system.en
dc.description.resumoA presente dissertação está inserida na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/FAED/UFGD). Vincula-se a uma pesquisa mais ampla que analisa a gestão escolar em Mato Grosso do Sul, com o objetivo de compreender como se dão as práticas dos gestores nas escolas indígenas localizadas em Dourados, Mato Grosso do Sul. A investigação adota uma abordagem qualitativa, de natureza documental e de campo, e busca compreender a especificidade da gestão escolar nas escolas da Reserva Indígena de Dourados (RID), tendo como principais sujeitos os gestores. A RID é considerada a maior aldeia indígena do Brasil, com população superior a 13.000 habitantes, e se destaca pela diversidade étnica, composta pelos povos Guarani, Kaiowá e Terena, cujas especificidades culturais impactam diretamente a organização educacional das escolas. A gestão e a educação escolar indígena são orientadas por marcos legais que reconhecem suas especificidades, como a Constituição Federal de 1988, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI, 1996) e o Parecer CNE/1999. A dissertação estrutura-se em quatro partes: introdução; levantamento de concepções sobre gestão escolar; caracterização do lócus da pesquisa (RID e suas escolas); e apresentação da pesquisa de campo. Os resultados apontam a presença de elementos tanto da gestão democrática quanto do gerencialismo, revelando desafios enfrentados pelo sistema educacional para concretizar as políticas de gestão e de educação diferenciada previstas nos normativos. Os diretores relatam que a autonomia proposta pela gestão democrática não tem sido plenamente garantida na prática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-11-13T18:35:42Z No. of bitstreams: 1 VanessaMacielReginaldo.pdf: 2544861 bytes, checksum: a1251414ee0e40c909b0b69c1820dbe7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-13T18:35:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VanessaMacielReginaldo.pdf: 2544861 bytes, checksum: a1251414ee0e40c909b0b69c1820dbe7 (MD5) Previous issue date: 2025-05-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolar indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous school managementen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectDemocratic managementen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão em escolas indígenas no município de Dourados-MS: a gestão democrática em contexto diferenciadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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