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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mulheres em cargos de liderança: percepções sobre barreiras de gênero em um órgão público
Autor(es): Grazioli, Mariana
Primeiro Orientador: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.referee1: Antiqueira, Afonso Guilherme Ferreira Egidio
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Narciso Bastos
Resumo: Apesar dos avanços na formação acadêmica das mulheres e do aumento de sua participação no mercado de trabalho, essas ainda ocupam um menor espaço de liderança e relação aos homens. O presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções e vivências de mulheres em cargos de liderança sobre as barreiras de gênero que marcam suas trajetórias profissionais em um órgão público de Mato Grosso do Sul. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando como instrumento entrevistas semiestruturadas conduzidas com dez gestoras da organização. A análise dos dados foi estruturada a partir do modelo teórico proposto por Eagly e Carli (2007), que discute o conceito de “labirinto da liderança”, além do estudo de Hryniewicz e Vianna (2018) sobre os desafios específicos enfrentados por mulheres líderes. Os resultados indicam que as principais barreiras percebidas estão associadas ao preconceito velado, resistência à liderança feminina, sobrecarga com demandas familiares, além de impactos relacionados à maternidade e à divisão desigual das tarefas domésticas e de cuidado. Também foi identificado que muitas mulheres enfrentam a pressão de terem que demonstrar competência superior à dos homens para serem reconhecidas, além de lidarem com os impactos emocionais e físicos decorrentes da sobrecarga profissional e pessoal. O estudo reforça a necessidade de políticas institucionais que promovam maior equidade de gênero, bem como a valorização da liderança feminina nas organizações públicas, contribuindo para uma gestão mais diversa, inclusiva e representativa.
Abstract: Despite significant advances in women’s educational attainment and increasing participation in the labor market, they still occupy a smaller space in leadership than men. This study aims to analyze the perceptions and experiences of women in leaderships positions regarding the gender barriers that marks their professional path in a public agency in Mato Grosso do Sul. The research adopts a qualitative and descriptive approach, using semi-structured interviews conducted with ten female managers from the organization. Data analysis was guided by the theoretical framework of Eagly and Carli (2007), who conceptualize the “leadership labyrinth,” along with the study of Hryniewicz and Vianna (2018) on the specific challenges faced by female leaders. The results indicate that the main barriers are related to subtle prejudice, resistance to female leadership, work-life imbalance, and the burdens associated with motherhood and the unequal distribution of domestic responsibilities. Additionally, participants report facing the constant pressure to exceed male counterparts in performance to be equally recognized, leading to emotional and physical strain. This study highlights the urgent need for institutional policies that promotes gender equity and the recognition of female leadership in public organizations, contributing to more diverse, inclusive, and representative management practices.
Palavras-chave: Liderança feminina
Female leadership
Barreiras de gênero
Gender barriers
Gestão pública
Public management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: GRAZIOLI, Mariana. Mulheres em cargos de liderança: percepções sobre barreiras de gênero em um órgão público. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6722
Data do documento: 3-Jul-2025
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