Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Becker, Simonept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867396183360059pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Galhera, Katiuciapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8452111026534754pt_BR
dc.contributor.referee1Silvestre, Célia Maria Fosterpt_BR
dc.contributor.referee2Tega, Daniellept_BR
dc.creatorSilva, Aline de Souza dapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1219612579646713pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-26T18:24:38Zpt_BR
dc.date.available2025-11-12pt_BR
dc.date.available2025-11-26T18:24:38Zpt_BR
dc.date.issued2024-04-20pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, A. S. Na berlinda histórica: o ensino de sociologia e de gênero frente aos ditames do capitalismo contemporâneo. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia ) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6723pt_BR
dc.description.abstractThis research is part of the emerging scientific subfield of Sociology, called Sociology Teaching (DO RÊGO FERREIRA; OLIVEIRA, 2015), which gained relevance and a substantial increase in reflections from the year 2008, especially through the enactment of Law 11,684/2008, which made Sociology a mandatory subject for all stages of High School (OLIVEIRA, 2013). Since its main focus is to understand the process of building the teaching practice of Sociology teachers, this research is situated within the most recent approaches in the state of the art of the subfield of Sociology teaching (OLIVEIRA; MELCHIORETTO, 2020). In particular, it aims to examine how teaching is developed, for and by Sociology teachers when they need to address content related to gender. This investigation is justified by the national, political, social, and economic scenario formed from the year 2017, in which the implementation of a series of anti-democratic reforms in the country's basic education, as in the case of the High School Reform (PALUDO, 2020), alongside the weakening of the legitimacy of the Sociology subject and its content in this context (BODART; FEIJÓ, 2020). Added to this is the fact of analyzing the correspondence between the mentioned elements and the transnational aspects formed since 2016, namely, the simultaneous rise of the far right to positions of power and the advancement of neoliberal and conservative discourses and practices (BROWN, 2019). As an analytical background, the research relies on the theoretical support of philosopher Byung-Chul Han (2017;2020) on the configurations and operationalities of contemporary capitalism. This is combined with historical, post-structural, and social reflections that constitute gender studies, as well as studies related to the teaching of Sociology. Previously, the research has as a hypothesis to be tested that, considering the repertoire of political and social issues involving the teaching of Sociology, especially concerning its current situation, analyzed here, of being under threat within school curricula, present a scenario of old disputes between the forces of capitalism and critical education. Considering the inclination of this analysis, that is, to understand how teachers construct their classroom routines, the research therefore uses mixed methods of semi-structured interviews with public school teachers from the state of Mato Grosso do Sul and the Mestiza feminist approach, whose focus is to portray the nuances of the field.en
dc.description.resumoEsta pesquisa se insere dentro do emergente subcampo científico da Sociologia, denominado Ensino de Sociologia (DO RÊGO FERREIRA; OLIVEIRA, 2015) o qual, teve sua relevância e um acréscimo substancial de reflexões a partir do ano de 2008, sobretudo, através da promulgação da lei 11.684/2008, que tornou obrigatória a disciplina de Sociologia para todas as etapas do Ensino Médio (OLIVEIRA, 2013). Por ter como central compreender o processo de construção da prática docente de professores/as de Sociologia, esta pesquisa se situa dentro das mais recentes linhas de abordagem do estado da arte do subcampo do ensino de Sociologia (OLIVEIRA; MELCHIORETTO, 2020). Em particular, tem como enfoque examinar de que maneira se elabora a docência, para e pelos/as professores/as de Sociologia quando estes/as necessitam abordar conteúdos relacionados a gênero. Tal investigação se justifica mediante o cenário nacional, político, social e econômico formado a partir do ano de 2017, em que se destaca a implantação de uma série de reformulações antidemocráticas na educação básica do país, como no caso da Reforma do Ensino Médio (PALUDO, 2020), em paralelo com o enfraquecimento da legitimidade da disciplina e dos conteúdos de Sociologia neste meio (BODART; FEIJÓ, 2020). Soma-se a isso, o fato de colocar em análise a correspondência entre os elementos citados e os aspectos transnacionais formados desde 2016, a saber, a simultânea ascensão da extrema direita em postos de poder e o avanço de discursos e práticas neoliberais e conservadoras (BROWN, 2019). Como pano de fundo analítico, a pesquisa conta com o apoio teórico do filósofo Byung-Chul han (2017;2020) sobre as configurações e operacionalidades do capitalismo contemporâneo. Alia-se a isso, as reflexões históricas, pós-estruturais e sociais que constituem os estudos de gênero, bem como os estudos relacionados ao ensino de Sociologia. Previamente, a pesquisa tem como hipótese a ser testada que, considerando o repertório dos embates políticos e sociais que envolvem o ensino de Sociologia, sobretudo, no tocante a sua atual, e aqui analisada, situação de ameaça dentro dos currículos escolares, se está diante de um cenário de velhas disputas entre forças do capitalismo e da educação crítica. Tendo em vista a inclinação desta análise, isto é, de entender como os/as docentes constroem suas rotinas de sala de aula, a pesquisa, portanto, se vale do uso dos métodos mesclados de entrevista semiestruturada com professores da rede pública do estado de Mato Grosso do Sul e da feminista mestiza,, cujo enfoque é retratar as entrelinhas do campo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-11-26T18:24:38Z No. of bitstreams: 1 AlinedeSouzaSilva.pdf: 1008531 bytes, checksum: 6018fa9ebdbef57d9cbb4b048dc238de (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-26T18:24:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlinedeSouzaSilva.pdf: 1008531 bytes, checksum: 6018fa9ebdbef57d9cbb4b048dc238de (MD5) Previous issue date: 2024-04-20en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectSociology Educationen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectGender studiesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleNa berlinda histórica: o ensino de sociologia e de gênero frente aos ditames do capitalismo contemporâneopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlinedeSouzaSilva.pdf984,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.