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Tipo: Dissertação
Título: O PMM e a educação superior: globalização, política supranacional e medidas institucionais
Autor(es): Oliveira, Verônica de Lourdes Pieto de
Primeiro Orientador: Real, Giselle Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Mário Cezar Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Scaff, Elisângela Alves da Silva
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o Projeto de Apoio ao Programa de Mobilidade Mercosul em Educação Superior (PMM), com vistas a avaliar os seus impactos em Instituições de Ensino Superior (IES). No processo metodológico realizou-se revisão bibliográfica, levantamento documental e coleta de dados empíricos junto às universidades que participaram da Rede FORIs/Mercosul, mediante aplicação de questionário digital. O referencial teórico-metodológico ancorou-se no ciclo de políticas, tendo como pressuposto que as políticas recebem influências de seus implementadores, bem como do contexto histórico, cultural e das especificidades local. Observou-se que a proximidade da UE e do Mercosul no desenvolvimento e co-financiamento de ações conjuntas ocorre por ações e interesses de ambos blocos, tendo como parâmetro a competição no mercado internacional. Verificou-se, também, que o desenvolvimento e os resultados do PMM se diferenciaram em cada universidade analisada, mas que, em síntese, não trouxe mudanças efetivas nos padrões e níveis de mobilidade intrarregional. Apesar disto, notou-se aspectos positivos apontados pelos gestores institucionais, como o interesse para a regionalização universitária e a indicação de continuidade das ações do PMM. Contudo, foi possível inferir que as universidades sozinhas ainda não reúnem condições suficientes para a manutenção e consolidação desse projeto, necessitando, para isso, de ações coordenadas do Setor Educacional do Mercosul (SEM) e das autoridades mercosulinas, especialmente se considerado os recursos financeiros orçamentários de cada IES.
Abstract: This work aims to analyze the Project of Support to the Mercosur Mobility Program in Higher Education (PMM), in order to assess impacts on higher education institutions (IES). During the methodological process were performed: literature review, documentary survey and empirical data collection, which ones were gathered from the universities that took part in the FORIs/Mercosur network, through the application of a digital questionnaire. The theoretical and methodological frame of reference was based on the policies cycle, presupposing that the policies receive influences from their implementers, as well as from the cultural and historical context and from the local specificities. It was observed that the nearness of both European Union (UE) and Mercosur in the development and co-financing of joint actions occur by actions and interests of both blocks, taking as parameter the competition in the international market. It was also found that the development and the results of the PMM were different in each analyzed university, but in summary, they have not brought effective changes in the patterns and levels of intraregional mobility. In spite of that, positive aspects were noticed by the institutional managers, as the interest for the academic regionalization and the indication for the continuity of the actions. It can be inferred that the universities alone still does not gather sufficient conditions for the maintenance and consolidation of the Project, requiring coordinated actions from SEM and from the Mercosur authorities, especially considering the budgetary financial resources of each Higher Education Institution.
Palavras-chave: Política educacional
Educational policy
Educação superior
Higher education
MERCOSUL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Verônica de Lourdes Pieto de. O PMM e a educação superior: globalização, política supranacional e medidas institucionais. 2014. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/673
Data do documento: 20-Mar-2014
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