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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa do consumo e emissões de poluentes em um motor de ignição por centelhamento elétrico operando com etanol hidratado de milho, cana-de açúcar e gasolina
Título(s) alternativo(s): Comparative Analysis of Fuel Consumption and Pollutant Emissions in a Spark-Ignition Engine Operating with Corn Hydrous Ethanol, Sugarcane Hydrous Ethanol, and Gasoline
Autor(es): Rebequi, Verônica Alves
Primeiro Orientador: Silva, Ramon Eduardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Isabele Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee2: Fabro, Mateus Maia
Resumo: Este estudo realizou uma análise comparativa do consumo e das emissões de poluentes de um motor flex-fuel operando com gasolina, etanol de milho e etanol de cana-de-açúcar. Foram avaliadas as propriedades físico-químicas dos combustíveis, como o Poder Calorífico Superior (PCS), a temperatura dos gases de escape, e as emissões de monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4). Os testes experimentais foram realizados em um motor de ignição por centelhamento elétrico, com as emissões e o consumo de combustível monitorados ao longo de diferentes condições operacionais (marcha lenta, média e alta rotação). Os resultados mostraram que a gasolina, embora apresente maior eficiência energética e autonomia, gera maiores emissões de gases poluentes, especialmente CO2, impactando negativamente o meio ambiente e a saúde pública. Em contraste, o etanol de cana-deaçúcar se destacou como a alternativa mais sustentável, com menores emissões de GEE e melhor desempenho em termos de eficiência de combustão. O etanol de milho, embora também renovável, gerou maiores emissões de NOx. Conclui-se que, apesar do alto desempenho energético da gasolina, suas emissões tornam-na uma opção menos sustentável, enquanto o etanol de cana-de-açúcar surge como uma alternativa mais eficiente e ambientalmente favorável.
Abstract: This study presents a comparative analysis of fuel consumption and pollutant emissions from a flex-fuel engine operating with gasoline, corn ethanol, and sugarcane ethanol. The physicochemical properties of the fuels were evaluated, including the higher heating value (HHV), exhaust gas temperature, and emissions of CO, unburned hydrocarbons (HC), nitrogen oxides (NOx), carbon dioxide (CO2), and methane (CH4). Experimental tests were conducted on a spark ignition engine, with fuel consumption and emissions monitored under different operating conditions (idle, medium, and high rotation). The results showed that although gasoline offers higher energy efficiency and range, it produces higher emissions of pollutants, particularly CO2 and NOx, negatively impacting the environment and public health. In contrast, sugarcane ethanol emerged as the most sustainable alternative, with lower GHG emissions and better combustion efficiency. Corn ethanol, while also renewable, generated higher NOx emissions compared to sugarcane ethanol. In conclusion, despite the high energy performance of gasoline, its emissions make it a less sustainable option, while sugarcane ethanol stands out as a more efficient and environmentally favorable alternative.
Palavras-chave: Combustão interna
Internal combustion
Impacto ambiental
Environmental impact
Biocombustíveis
Biofuels
Eficiência de combustível
Fuel efficiency
Emissões atmosféricas
Atmospheric emissions
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: REBEQUI, Verônica Alves. Análise comparativa do consumo e emissões de poluentes em um motor de ignição por centelhamento elétrico operando com etanol hidratado de milho, cana-de açúcar e gasolina. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6748
Data do documento: 12-Dez-2025
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