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Tipo: Dissertação
Título: Análise dos estilos de aprendizagem, do comprometimento organizacional e os programas de gerenciamento da qualidade: o caso da COPASUL
Autor(es): Fernandes, Cristiano Rodrigues
Primeiro Orientador: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.referee1: Malafaia, Guilherme Cunha
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Denise Barros de
Resumo: A versatilidade do mundo globalizado pressiona as organizações no sentido de desenvolverem métodos continuados de melhorias em seus processos por intermédio de Programas de Qualidade (PQ's) e a forma que alguns elementos possam ter relações nestes métodos são interesse de diversos pesquisadores e organizações. Assim, este estudo tem por objetivo verificar se os PQ's sofrem influência dos estilos de aprendizagem e do grau de comprometimento de colaboradores e líderes em uma cooperativa agrícola. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso único exploratório-descritivo combinando abordagens qualitativas e quantitativas, ou seja, métodos mistos. O estudo foi realizado na Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (COPASUL) por intermédio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário aos colaboradores da sede administrativa da cooperativa. Os resultados demonstram um alinhamento de perfis de Aprendizagem Organizacional (AO) entre colaboradores, líderes e cooperativa, com poucas variações de intensidade. Entretanto, estes perfis identificados, ativo, sensorial, visual e sequencial,estão em conflito com a burocracia proposta pelo programa de qualidade da cooperativa. No Comprometimento Organizacional (CO) observou-se o forte vínculo dos colaboradores para com a organização, sendo o enfoque afetivo o mais marcante, o que reforça o desejo do indivíduo em permanecer na organização e esse desejo é influenciador no seu desempenho no trabalho. Dessa forma, conclui-se que os resultados obtidos nesta pesquisa conotam que tanto a AO, com uma correlação fraca e negativa, quanto o CO, com uma forte correlação positiva principalmente no enfoque afetivo, são relevantes e influenciam no cotidiano da COPASUL no que tange os resultados dos PQ's, mas cada qual com sua intensidade e importância.
Abstract: The versatility of the globalized world press organizations in order to develop methods for continuous improvements in its processes through Quality Programs (QP's) and the way that some elements may have relationships these methods are interest of several researchers and organizations. Therefore, this study aims to check that the QP's are influenced by the learning styles and the degree of involvement of employees and leaders in an agricultural cooperative. This research is characterized as a single case study descriptive exploratory combining qualitative and quantitative approaches, ie, mixed methods. The study was conducted in Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (COPASUL) through semi-structured interviews and a questionnaire to the employees of the cooperative headquarters. The results show an alignment of Organizational Learning (OL) profiles among employees, leaders and cooperative, with few variations of intensity. However, these profiles identified, active, sensory, visual and sequential, are in conflict with the bureaucracy proposed by program quality cooperative. In Organizational Commitment (OC) was noted the strong bond of employees to the organization, being the most striking affective approach, which reinforces the desire of the individual to remain in the organization and this desire is influential in your work performance. Thus, it is concluded that the results obtained in this study connote that both the OL, with a weak, negative correlation, as OC, with a strong positive correlation mainly focus on affective, are relevant and influence in everyday COPASUL regarding the results of the QP's, but each with its intensity and importance.
Palavras-chave: Sociedades cooperativas
Cooperative societies
Comprometimento organizacional
Organizational commitment
CNPq: CNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Agronegócios
Citação: FERNANDES, Cristiano Rodrigues. Análise dos estilos de aprendizagem, do comprometimento organizacional e os programas de gerenciamento da qualidade: o caso da COPASUL. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/678
Data do documento: 12-Dez-2013
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