Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/67
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Sergio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5046738298829054pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rogério de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0930032938617649pt_BR
dc.contributor.referee2Missio, Maristela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9951244329178295pt_BR
dc.creatorCosta, Marcus Vinicius da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7881686630350850pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-03T18:59:08Z-
dc.date.available2018-08-03T18:59:08Z-
dc.date.issued2015-09-10-
dc.identifier.citationCOSTA, Marcus Vinicius da. Raciocínio lógico: uma proposta metodológica para o ensino médio. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/67-
dc.description.abstractThis paper aims to propose a methodology for the discipline of teaching Logical Reasoning based on George troubleshooting method Polya and method recommended by Luiz Roberto Dante. The Reasoning discipline Logic was introduced in 2014 as a compulsory subject by the Secretary of Mato Grosso do Sul State Education (SED) as part of the diverse curriculum for all grades of Elementary School II and High School and methodology proposed here is one of the ways that teachers this discipline may use to achieve the objectives that the SED proposes to this discipline. This work included a discussion of logic as a kind of knowledge and the expression "logical reasoning", which gives its name to this discipline. We discuss here also the proposal made by the SED for the implementation of teaching Logical reasoning, as stated in the two documents of the SED for implementation of this discipline are the Circular no. 002/2014 and the draft change course menu attached to Circular no. 80/2015.en
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo propor uma metodologia para o ensino da disciplina de Raciocínio Lógico baseada no método de resolução de problemas de George Polya e no método recomendado por Luiz Roberto Dante. A disciplina Raciocínio Lógico foi introduzida em 2014 como disciplina obrigatória pela Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (SED) como parte diversificada do currículo de todas as séries do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e a metodologia que propomos aqui é um dos caminhos que os professores desta disciplina poderão utilizar para alcançar os objetivos que a SED propõe para e sta disciplina. Neste trabalho incluímos uma discussão sobre a lógica como um tipo de conhecimento e sobre a expressão “raciocínio lógico”, que dá nome a esta disciplina. Discutimos aqui também a proposta feita pela SED para a implantação do ensino de Raciocínio Lógico, conforme consta nos dois documentos da SED para a implantação desta disciplina que são a Circular n. 002/2014 e a proposta de alteração de ementa curricular anexa à Circular n. 80/2015.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-08-03T18:59:08Z No. of bitstreams: 1 MarcusViniciusdaCosta.pdf: 8336545 bytes, checksum: 83c29ce89c50ccf3f3e60794349105eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-03T18:59:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarcusViniciusdaCosta.pdf: 8336545 bytes, checksum: 83c29ce89c50ccf3f3e60794349105eb (MD5) Previous issue date: 2015-09-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLógica matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical logicen
dc.subjectMatemática - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMath - Study and teachingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleRaciocínio lógico: uma proposta metodológica para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcusViniciusdaCosta.pdf8,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.