Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Reis, João Gilberto Mendes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4186274266406358pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Antônio Carlos Vaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678706191564914pt_BR
dc.contributor.referee2Vendrametto, Oduvaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4464305202900755pt_BR
dc.creatorCastro, Danilo Medeiros de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1395910541258681pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-23T20:12:05Z-
dc.date.available2019-04-23T20:12:05Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.citationCASTRO, Danilo Medeiros de. Políticas públicas e priorização na escolha de modais de transportes para escoamento da produção agrícola Sul-Mato-Grossense. 115. 139 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/686-
dc.description.abstractAgribusiness represents one-third of the Brazilian Gross Domestic Product (GDP). This important economic segment may be the responsible for the trade balance surplus as a result from the exploitation of several products like coffee, corn and soybean. Currently, the technologies applied to Brazilian plantations come from advanced researches that show the country reaching record productions with efficiency gain. Currently, the technologies applied to Brazilian plantations come from advanced researches that show the country reaching record productions with efficiency gain. However, agricultural production loses the competition on productivity when it comes to logistic infrastructure. The lack of storage units and the unbridled use of transportation modes bonded to the bad condition of the highways harm the production flow, besides increasing the “Custo Brazil” [Brazilian Cost – this is a jargon in economics referring to a set of factors that affect the competitiveness and efficiency of national industry]. The aim of this work is to point out and discuss the main public policies related to transportation modes in Mato Grosso do Sul state, as well as to propose a system of decision-making to establish the preference of grains transportation systems considering: reliability, capacity, availability, velocity and frequence. This research was conducted using the scientific and governmental basis to identify the main public policies. At the same time, opinions from experts in logistics to better understand the utilization of transportation modes of grains. The results showed that Mato Grosso do Sul state tends to receive financial investments from the governmental programs - Growth Acceleration Programs (PAC), Logistics Investment Program (PIL) and National Plan for Logistics and Transportation (PNLT), even if such programs are old and with no technical and economicfinancial feasibility. This work conclude that highway transportation, even presenting the higher taxes, are still considered the best options when compared with railway and waterway systems.en
dc.description.resumoO Agronegócio representa aproximadamente um terço do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Este importante segmento da economia pode ser o responsável pelos superávits da balança comercial através de exportações de diversos produtos como café, milho e soja. Atualmente, as tecnologias aplicadas nas lavouras brasileiras provêm de pesquisas avançadas que mostram o quanto se evoluiu nesta área com produções recordes, acompanhadas com ganho de eficiência. Entretanto, a produção agrícola perde em competitividade quando o assunto é a infraestrutura logística. A falta de unidades armazenadoras e utilização desbalanceada dos modos de transportes aliados à má qualidade das vias prejudicam o escoamento dos produtos agrícolas e aumentam o chamado “Custo Brasil”. Partindo desta premissa, o objetivo deste trabalho foi apresentar e discutir as principais políticas públicas relacionadas aos modais de transportes para o estado de Mato Grosso do Sul, além de propor um sistema de tomada de decisão, por meio da priorização do sistema de transporte de grãos considerando: confiabilidade, capacidade, disponibilidade, velocidade e frequência. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se de bases científicas e governamentais para identificar as principais políticas públicas e também opiniões de especialistas em logística para entender a utilização e escolha dos modos de transportes de grãos. Os resultados da pesquisa apresentam que o estado de Mato Grosso do Sul tende a receber investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, Programa de Investimentos em Logística – PIL e o Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, mesmo que muitos projetos encontrem-se atrasados e sem viabilidade técnico-econômica. A partir destas políticas, com a etapa de priorização dos modais de transportes, a pesquisa apontou que o modal rodoviário ainda é considerado o sistema de transporte com maior benefício encontrado quando comparado com os modos ferroviário e hidroviário, mesmo com custos de fretes elevados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-23T20:12:05Z No. of bitstreams: 1 DaniloMedeirosdeCastro.pdf: 1517093 bytes, checksum: 2133b45a131d8c59e1d6945ab063ca7a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-23T20:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DaniloMedeirosdeCastro.pdf: 1517093 bytes, checksum: 2133b45a131d8c59e1d6945ab063ca7a (MD5) Previous issue date: 2014-12-05en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Agronegóciospt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectLogisticen
dc.subjectTransporte - política públicapt_BR
dc.subjectTransport - Public policyen
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO RURALpt_BR
dc.titlePolíticas públicas e priorização na escolha de modais de transportes para escoamento da produção agrícola Sul-Mato-Grossensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Agronegócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaniloMedeirosdeCastro.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.