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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mancini, Ana Paula Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8202318166315954pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee2Zorzato, Osvaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804354008869203pt_BR
dc.creatorRosendo, Ailton Salgado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2024170595899588pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-07T12:01:43Z-
dc.date.available2018-08-07T12:01:43Z-
dc.date.issued2010-04-13-
dc.identifier.citationROSENDO, Ailton Salgado. Formação de professores indígenas: o projeto do curso normal superior indígena da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: unidade de Amambai - MS (2003-2006). 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/78-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the process of implementing and discontinuing the Undergraduate Course – Bachelor of Science in Indigenous Education – for teaching primary and elementary level students – at UEMS (State University of Mato Grosso do Sul), which was developed from 2003 to 2006, and discuss the proposals for the specific education of indigenous teachers based on official documents, analyzing the teachers profile and the kind of education proposed. The study was done by documental and bibliographical research besides of History of education and analyzing official documents followed by reports taken from the main individuals involved in this process. The education of indigenous teachers is fundamental for an indigenous school education which is thought for the rights and assurance for the indigenous people in Brazil, which are included in the 1988 Federal Constitution and on the official documents from the Office of Education. Since the implementation of the course at UEMS, there was no significant number of scholar teachers and neither researchers in this field who could work in that course. In 2006, the university interrupted the commitment with indigenous leadership and interested groups by canceling the course, even though there had been people interested in this specific education for teaching indigenous people. Despite of being offered during five years, the proposal of the Bachelor of Science in Indigenous Education, provided by UEMS, it has somehow contributed for the education of indigenous teachers. Many of them have been recognized by their counterparts as licensed teachers – not lay people anymore – and also they have been developed a distinguished pedagogical job, with competence and criticality toward the challenges brought by the context in which the indigenous schools are placed.en
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o processo de implantação e suspensão do Curso Normal Superior Indígena – Habilitação para o Magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental –, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), desenvolvido entre os anos de 2003 a 2006 e discutir as propostas para a formação específica de professores indígenas nos documentos oficiais, analisando o perfil de professor e o tipo de formação que posta nestas publicações. O estudo foi realizado através da pesquisa bibliográfica e documental, a partir da análise de documentos oficiais, acompanhado dos depoimentos dos personagens centrais desse processo. A formação de professores indígenas é fundamental para uma educação escolar indígena que contemple os direitos e garantias dos povos indígenas no Brasil, previstos na Constituição Federal de 1988 e nos documentos oficiais do Ministério da Educação. Desde a implantação do curso Normal Superior Indígena na UEMS, não havia número significativo de professores estudiosos e pesquisadores da questão indígena que pudessem atuar neste curso. Em 2006, a universidade rompeu o compromisso com entidades e lideranças indígenas, cancelando a oferta do curso, apesar da existência de demanda pela formação específica de professores indígenas. Apesar de ter aberto e fechado suas portas em 5 anos, a proposta do Curso Normal Superior Indígena, efetivada pela UEMS, contribuiu de alguma forma, para a formação dos professores indígenas e muitos desses egressos passaram a ser reconhecidos por seus pares como professores habilitados – não mais leigos – e desenvolvem um trabalho pedagógico diferenciado, com competência e criticidade frente aos desafios propostos pelos contextos em que as escolas indígenas estão localizadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-08-07T12:01:43Z No. of bitstreams: 1 AiltonSalgadoRosendo.pdf: 507470 bytes, checksum: c7bf786bc03dd49abe31a0afc2e13031 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-07T12:01:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AiltonSalgadoRosendo.pdf: 507470 bytes, checksum: c7bf786bc03dd49abe31a0afc2e13031 (MD5) Previous issue date: 2010-04-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subjectPovos indígenas - formação de professorespt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Teacher educationen
dc.subjectEducação - históriapt_BR
dc.subjectEducational historyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação de Professores Indígenas: o projeto do Curso Normal Superior Indígena da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: unidade de Amambai - MS (2003-2006)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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