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dc.contributor.advisor1Freitas, Dirce Nei Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3189425796248134pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Romualdo Portela de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7235020200200379pt_BR
dc.contributor.referee2Real , Giselle Cristina Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670419259749996pt_BR
dc.creatorLima, Simone Estigarribia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0783359218161017pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-07T12:40:01Z-
dc.date.available2018-08-07T12:40:01Z-
dc.date.issued2010-04-15-
dc.identifier.citationLIMA, Simone Estigarribia. A política educacional em municípios com bons resultados no IDEB: mapeamento de características. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/80-
dc.description.abstractThis search has analyzed Municipal Educational Policies to the Elementary School with the purpose of checking its main features, the empirical field used was a group of ten sul matogrossenses school networks that succeeded in the IDEB search in 2007. On its origin and development, it is connected to the search ―Good results on the IDEB: exploratory studies of explanatory factors‖, realized by USP/UFGD/UECE, funded by CAPES/INEP in the middle of the Program ―Educational Observatory‖. With a mixed methodology (quantitative qualitative), the search has made use of official databases, interviews, documents analysis, and it was supported by bibliographic educational studies and Political Science to the context comprehension, in which Educational Policies are build. The information allowed the characterization of the cities and their school networks, as well as their policies to the Elementary School. We have found that there is a relation between the more favorable contexts and higher IDEB results, and between larger variations in this indication and less favorable contexts. The features of the Municipal school networks are improving, but they are still in inadequate standards in most of cities. About the Municipal Educational Policies, we have found that the most expressive feature is the subsidiary one, followed by the democratic one, being low the coordination one, expressing some limits to the Municipal autonomy in the area.en
dc.description.resumoEsta pesquisa recebeu financiamento da CAPES/INEP no âmbito do Programa - Observatório da Educação‖ vinculada ao estudo - Bons Resultados no IDEB: estudos exploratórios de fatores explicativos‖, realizado pela USP/UFGD/UECE. Buscamos responder a seguinte questão: Quais as características dos municípios, de suas redes escolares e de suas políticas educacionais e que relação poder estar associadas ao desempenho das redes no IDEB? A amostra foi composta redes municipais urbanas com mil ou mais alunos até a quarta série do ensino fundamental, sendo cinco que obtiveram maior IDEB em 2007 e cinco com maior variação nesse índice de 2005 para 2007. Trabalhamos com método misto, utilizando bancos de dados oficiais, entrevistas e documentos. Analisando a literatura educacional e da ciência política, constamos que os municípios não se abriram para uma governança municipal, como ocorre a nível nacional e internacional; o regime de colaboração não é legalmente instituído, assim muitos municípios abrem mão de sua institucionalização, mas quando se trata de políticas locais percebemos que há uma tentativa desse ente federado criar ações que contemplem suas especificidades. O poder do executivo (prefeitos) nos municípios também ficou evidente aparecendo também o legislativo. Nas características dos municípios percebemos quanto são diversos. O grupo de maior IDEB apresenta condições mais favoráveis do que o de maior variação, que na maioria dos casos são mais pobres. As características das redes escolares municipais vêm melhorando, mas ainda ficam em padrões inadequados na maioria dos municípios. Nas características das políticas, constatamos que é baixo o nível de coordenação das redes, as políticas com características democráticas ficaram com nível mediado e a subsidiaridade ficou um pouco mais evidente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-08-07T12:40:01Z No. of bitstreams: 1 SimoneEstigarribiadeLima.pdf: 2110092 bytes, checksum: 67287ef0d89687a615125ea45048f7fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-07T12:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SimoneEstigarribiadeLima.pdf: 2110092 bytes, checksum: 67287ef0d89687a615125ea45048f7fa (MD5) Previous issue date: 2010-04-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectEducação - qualidadept_BR
dc.subjectEducational qualityen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA política educacional em municípios com bons resultados no IDEB: mapeamento de característicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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