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Tipo: Dissertação
Título: A expansão da educação superior pela estratégia da interiorização: nexos com os bons resultados do IDEB em Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): The expansion of higher education through the interiorization strategy: connections with the good results in IDEB in Mato Grosso do Sul
Autor(es): Mello, Valter Acássio de
Primeiro Orientador: Real, Giselle Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Dirce Nei Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee2: Bittar, Mariluce
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os nexos da expansão da educação superior no estado de Mato Grosso do Sul configurada na estratégia de interiorização e, mais especificamente, na ação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos municípios em que se configuraram os bons resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para compreender as peculiaridades da estratégia e os vínculos da ação institucional com a educação básica. Para tanto, o procedimento metodológico consistiu na pesquisa documental, análises estatísticas e pesquisa de campo, que permitiram observar a atuação da UEMS nos municípios onde estão localizadas suas Unidades Universitárias, e que obtiveram bons resultados no IDEB, especificamente Amambai, Naviraí e Paranaíba. A UEMS foi implantada em 1994, por processo de interiorização, tendo como parte de sua missão a melhoria da qualidade da educação básica. Nesse sentido, os resultados da pesquisa apontam a existência de nexos entre a UEMS e os resultados do IDEB nos municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Esses nexos são evidenciados no desenvolvimento de ações de pesquisa, extensão e ensino por parte da UEMS. A pesquisa e a extensão em menor grau de contribuição, merecendo uma maior articulação e institucionalização mais específica para a educação básica. No entanto, especialmente, por meio do ensino, a contribuição dessa Universidade apresenta-se de forma mais efetiva pelo oferecimento dos cursos de graduação na modalidade de licenciatura, que a priori estão voltados para a formação inicial de professores, inclusive o curso Normal Superior, que se efetivou como uma modalidade de formação em serviço.
Abstract: The objective of this work is to analyze the expansion connections of higher education (College) in the state of Mato Grosso do Sul (MS) shaped by the interiorization strategy and, more specifically, by the action of Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) in the cities which obtained good results in the Basic Education Developmental Rate (IDEB) in order to understand these strategical details and the bonds of the institutional actions with the Basic Education. Therefore, the methodological procedure used was the documental research, statistical analyses and field research, which enabled the observation of the UEMS performance in the cities where its campus were situated and which had good results in the IDEB, for example, Amambai, Naviraí and Paranaíba. UEMS was inaugurated in 1.994, through the interiorization process, and this university has as its mission the improvement in the quality of Basic Education. In this sense, the results of the research show the existence of connections between UEMS and IDEB results in the cities of MS. These connections are highlighted in the development of actions as for research, extension and teaching of UEMS. The research and the extension in a lower level of contribution deserve a higher articulation and institutionalization which is more specific to the Basic Education. Nevertheless, specially, by means of teaching, the contribution of this university presents itself as more effective because it offer graduation courses in the licentiate modality, which was a priori focused on the initial formation of the teachers, including the Normal Superior course, which was made effective as a modality of service formation.
Palavras-chave: Educação básica
Elementary education
Política educacional
Educational policy
Educação superior
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: MELLO, Valter Acássio de. A expansão da educação superior pela estratégia da interiorização: nexos com os bons resultados do IDEB em Mato Grosso do Sul. Dourados. 2010. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/82
Data do documento: 16-Abr-2010
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