Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/844
Tipo: Dissertação
Título: Efeito inimigo íntimo em Ectatomma brunneum Smith 1858 (Hymenoptera: formicidae)
Autor(es): Pereira, Márlon César
Primeiro Orientador: Antonialli Júnior, William Fernando
Resumo: A integridade de uma colônia de formigas depende exclusivamente das relações sociais entre seus indivíduos e, portanto, de sua capacidade de reconhecimento entre companheiras de mesmo ninho, principalmente através do reconhecimento via feromônio cuticular. Assim, a fim de investigar os mecanismos de reconhecimento durante interações intraespecificas com base no “Efeito Inimigo Íntimo” na espécie Ectatomma brunneum, foram coletadas 10 colônias que foram alocadas em ninhos artificiais em laboratório. Sempre aos pares, os ninhos distintos foram conectados a uma única arena de forrageamento, na qual era possível membros de duas colônias interagirem durante a busca por recursos. Para avaliar o nível de agressividade durante os encontros os comportamentos agonisticos exibidos receberam uma escala de pontuação. Essa análise comportamental foi relacionada com a composição de feromônios superficiais da cutícula dos insetos, realizadas por meio das técnicas de absorção no infravermelho médio e cromatografia gasosa. Os resultados mostraram que as forrageadoras de E. brunneum sempre apresentavam um determinado nível de agressividade durante as interações, sendo menor entre colônias nidificadas mais próximas. As análises dos perfis de hidrocarbonetos cuticulares demonstram, pelas duas técnicas, que apesar de cada colônia ter sua assinatura própria há uma sobreposição maior de colônias nidificadas em sítios próximos. Assim é possível afirmar que o Efeito Inimigo Íntimo é aplicável à espécie de formiga E. brunneum, e um dos mecanismos utilizados para o reconhecimento entre as colônias deve ser a variação química do perfil de hidrocarbonetos cuticulares.
Palavras-chave: Formicidae
Hidrocarboneto cuticular
Comportamento animal
Animal behaviour
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA::ENTOMOLOGIA E MALACOLOGIA DE PARASITOS E VETORES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade
Citação: PEREIRA, Márlon César. Efeito inimigo íntimo em Ectatomma brunneum Smith 1858 (Hymenoptera: formicidae). 2013. 34 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade) – Faculdades de Ciências Biológicas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/844
Data do documento: 22-Fev-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarlonCesarPereira.pdf507,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.