Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Craveiro, Irene Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3816000897725516pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Sergio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5046738298829054pt_BR
dc.contributor.referee2Narciso, Vando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3038850246788286pt_BR
dc.creatorMacedo, Jussara Canazza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3365341383135251pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-22T18:20:08Z-
dc.date.available2019-05-22T18:20:08Z-
dc.date.issued2013-03-12-
dc.identifier.citationMACEDO, Jussara Canazza de. A Modelagem como estratégia de ensino e aprendizagem de geometria no 8º ano do ensino fundamental. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/892-
dc.description.abstractThis paper presents a didactic sequence elaborated and developed into two classes of eighth grade Municipal School Prof. Clori Benedetti de Freitas, located in the city of Dourados - MS. Following this teaching was possible to study geometrical concepts from a problem situation the student's reality being used as a teaching strategy to mathematical modeling, as this aims to interpret and understand phenomena of our day-to-day. This paper has the objective to introduce concepts of plane geometry and arouse greater interest of the students to the study of mathematics. In it, were proposed activities which were performed with students inside and outside the classroom, and the beginning with experimental activities and concrete materials. These activities are designed to allow students to apply the concept acquired in their daily lives, allowing this student to improve their understanding and knowledge of geometric concepts. Based on experiences during the work application and graphics that represent a quantitative analysis of successes and failures, in this work it was possible to take conclusions that the strategy was relevant to the understanding of geometric concepts studied, which may serve to application and improvement in future moments.en
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma sequência didática elaborada e desenvolvida em duas turmas de oitavo ano da Escola Municipal Profª Clori Benedetti de Freitas, localizada na cidade de Dourados – MS. Nesta sequência didática foi possível estudar conceitos geométricos a partir de uma situação-problema da realidade do aluno sendo utilizada como estratégia de ensino a modelagem matemática, pois esta tem como objetivo interpretar e compreender fenômenos do nosso dia-a-dia. Este trabalho tem por objetivo introduzir conceitos de geometria plana e despertar um maior interesse dos alunos para o estudo da Matemática. Foram propostas atividades, as quais desenvolvidas com os alunos dentro e fora da sala de aula, iniciando com atividades experimentais e com materiais concretos. Tais atividades visam possibilitar ao aluno aplicar o conceito adquirido no seu cotidiano, permitindo que este aluno melhore seu entendimento e conhecimento sobre conceitos geométricos. Com base nas experiências vivenciadas durante a aplicação do trabalho e nos gráficos, que representam uma análise quantitativa de acertos e erros, presentes neste trabalho foi possível obter conclusões de que a estratégia utilizada foi pertinente para a compreensão dos conceitos geométricos estudados, podendo servir para aplicação e aperfeiçoamento em momentos futuros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-05-22T18:20:08Z No. of bitstreams: 1 JussaraCanazzadeMacedo.pdf: 2097602 bytes, checksum: e645fbfac645b994c40419c540caba26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-22T18:20:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JussaraCanazzadeMacedo.pdf: 2097602 bytes, checksum: e645fbfac645b994c40419c540caba26 (MD5) Previous issue date: 2013-03-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMath - Study and teachingen
dc.subjectModelo matemáticopt_BR
dc.subjectMathematical modelsen
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectGeometry, Planeen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApt_BR
dc.titleA Modelagem como estratégia de ensino e aprendizagem de geometria no 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JussaraCanazzadeMacedo.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.