Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sanabria, Lino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8957180041160279pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Sergio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5046738298829054pt_BR
dc.contributor.referee2Narciso, Vando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3038850246788286pt_BR
dc.creatorMatsumoto, Marcia Shizue-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9506572091733300pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-22T18:34:12Z-
dc.date.available2019-05-22T18:34:12Z-
dc.date.issued2014-03-31-
dc.identifier.citationMATSUMOTO, Marcia Shizue . Despertando o interesse do aluno pela matemática com a criptografia. 2014. 49 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/897-
dc.description.resumoGeralmente a matemática é vista pelos alunos como um conteúdo antigo, que nunca muda e que não tem ligação com o cotidiano e aplicabilidade em praticamente nada. A criptografia ou escrita escondida surgiu há muitos anos e desde então vem se aprimorando para melhor proteger informações. Hoje em dia é utilizada principalmente na internet para proteger senhas, número de cartão entre muitos outras formas. Conhecer como ela surgiu com a Cifra de César e como ela tem ligação com a matemática pode levar os alunos a se interessarem pelo conteúdo e refletirem o quanto ele é realmente importante. Esse trabalho apresenta várias atividades relacionadas a criptografia, são atividades diferentes daquelas apresentadas rotineiramente, portanto pretende-se com elas despertar o interesse do aluno para a matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-05-22T18:34:12Z No. of bitstreams: 1 MarciaShizueMatsumoto.pdf: 2297034 bytes, checksum: b48530c36414d744b6e30183433a50da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-22T18:34:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarciaShizueMatsumoto.pdf: 2297034 bytes, checksum: b48530c36414d744b6e30183433a50da (MD5) Previous issue date: 2014-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMath - Study and teachingen
dc.subjectCriptografiapt_BR
dc.subjectCryptographyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApt_BR
dc.titleDespertando o interesse do aluno pela matemática com a criptografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciaShizueMatsumoto.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.