Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/899
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rogério de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0930032938617649 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Manzine, Luiz Gonzaga | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0534463213857281 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Narciso, Vando | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3038850246788286 | pt_BR |
dc.creator | Paz, Rubens de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9985775045945849 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-22T18:41:15Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22T18:41:15Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-22 | - |
dc.identifier.citation | PAZ, Rubens de Oliveira. Construção de gráficos utilizando o software planilha eletrônica. 2014. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/899 | - |
dc.description.resumo | Pensando na proposta de integrar tecnologia a educação, o uso da planilha eletrônica é um grande aliado no ensino da matemática, pois funciona com uma linguagem de programação específica e permite a construção de gráficos de funções. Existem diversos softwares com este recurso, no entanto, o aluno tem a possibilidade de inserir a função e o resultado (o gráfico) é apresentado imediatamente sem grande esforço. A proposta aqui apresentada é aquela em que o aluno se torne criador, ou seja, com os recursos da planilha eletrônica; é possível inserir fórmulas matemáticas seguindo uma linha de raciocínio compatível como a linguagem do programa utilizado e, a partir daí, preencher uma tabela de valores e gerar o gráfico. O objetivo do trabalho é apresentar uma proposta de aula para o 1º Ano do Ensino Médio que utiliza a planilha eletrônica para a construção de gráficos de funções. Os jovens conhecidos como nativos digitais*, têm interesses naquilo que está associado à tecnologia, pois as redes sociais, os jogos, os filmes, as músicas, entre tantos outros recursos tecnológicos, fazem parte do cotidiano desta juventude também chamada de geração Z†. A aula tradicional pode não ser o suficiente para manter a atenção presa aos conteúdos propostos pelo professor e, assim, as novas políticas voltadas para a educação buscam inserir, como aliados, os recursos tecnológicos no ensino/aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-05-22T18:41:15Z No. of bitstreams: 1 RubensdeOliveiraPaz.pdf: 2342084 bytes, checksum: 99d0c3a0c4034e8ba6cca431414e5edf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-22T18:41:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RubensdeOliveiraPaz.pdf: 2342084 bytes, checksum: 99d0c3a0c4034e8ba6cca431414e5edf (MD5) Previous issue date: 2014-04-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Funções | pt_BR |
dc.subject | Functions | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational Technology | en |
dc.subject | Matemática - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Math - Study and teaching | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Construção de gráficos utilizando o software planilha eletrônica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RubensdeOliveiraPaz.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.