Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rogério de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0930032938617649pt_BR
dc.contributor.referee1Manzine, Luiz Gonzaga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0534463213857281pt_BR
dc.contributor.referee2Narciso, Vando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3038850246788286pt_BR
dc.creatorPaz, Rubens de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9985775045945849pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-22T18:41:15Z-
dc.date.available2019-05-22T18:41:15Z-
dc.date.issued2014-04-22-
dc.identifier.citationPAZ, Rubens de Oliveira. Construção de gráficos utilizando o software planilha eletrônica. 2014. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/899-
dc.description.resumoPensando na proposta de integrar tecnologia a educação, o uso da planilha eletrônica é um grande aliado no ensino da matemática, pois funciona com uma linguagem de programação específica e permite a construção de gráficos de funções. Existem diversos softwares com este recurso, no entanto, o aluno tem a possibilidade de inserir a função e o resultado (o gráfico) é apresentado imediatamente sem grande esforço. A proposta aqui apresentada é aquela em que o aluno se torne criador, ou seja, com os recursos da planilha eletrônica; é possível inserir fórmulas matemáticas seguindo uma linha de raciocínio compatível como a linguagem do programa utilizado e, a partir daí, preencher uma tabela de valores e gerar o gráfico. O objetivo do trabalho é apresentar uma proposta de aula para o 1º Ano do Ensino Médio que utiliza a planilha eletrônica para a construção de gráficos de funções. Os jovens conhecidos como nativos digitais*, têm interesses naquilo que está associado à tecnologia, pois as redes sociais, os jogos, os filmes, as músicas, entre tantos outros recursos tecnológicos, fazem parte do cotidiano desta juventude também chamada de geração Z†. A aula tradicional pode não ser o suficiente para manter a atenção presa aos conteúdos propostos pelo professor e, assim, as novas políticas voltadas para a educação buscam inserir, como aliados, os recursos tecnológicos no ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-05-22T18:41:15Z No. of bitstreams: 1 RubensdeOliveiraPaz.pdf: 2342084 bytes, checksum: 99d0c3a0c4034e8ba6cca431414e5edf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-22T18:41:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RubensdeOliveiraPaz.pdf: 2342084 bytes, checksum: 99d0c3a0c4034e8ba6cca431414e5edf (MD5) Previous issue date: 2014-04-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.subjectFunctionsen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Technologyen
dc.subjectMatemática - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMath - Study and teachingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleConstrução de gráficos utilizando o software planilha eletrônicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RubensdeOliveiraPaz.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.