Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/963
Tipo: Dissertação
Título: O Estado de exceção no teatro de Hilda Hilst: representações
Autor(es): Lima, Johnny dos Santos
Primeiro Orientador: Pinheiro, Alexandra Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Tedeschi, Losandro Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: Pascolati, Sonia Aparecida Vido
metadata.dc.contributor.referee3: Bungart Neto, Paulo
Resumo: Hilda Hilst, mais conhecida por suas poesias e por seus livros considerados eróticos, foi a dramaturga escolhida para essa pesquisa, que valora o conhecimento literário e o cênico. Ao levar o teatro e a dramaturgia para a assimilação do saber acadêmico e da divulgação cultural, colaboramos com as duas universidades públicas do estado do Mato Grosso do Sul, que atuam no estudo da cena em seus cursos de teatro, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Buscamos inovar os caminhos que podemos traçar no campo da literatura, na construção da cultura e no reconhecimento da história do país de forma interdisciplinar. Nesta dissertação, analisamos as reapresentações do estado de exceção em quatro das oito peças teatrais escritas por Hilda Hilst, no período de 1967 a 1969: O visitante, As aves da noite, O novo sistema e O verdugo. Identificamos como a escrita de Hilda Hilst representou, em suas peças teatrais, a ditadura militar brasileira; verificamos como as peças cumprem um papel duplo: o de representar e o de refletir sobre o momeno histórico; por fim, exploramos as ideias de repressão vividas no regime militar, apontadas em sua obra. A mimésis é o conceito que guiou o olhar desta pesquisa, cuja metodologia foi de cunho bibliográfico. Os teóricos selecionados para a discussão foram Lima (2003), Compagnon (2003), Burnier (2009), Aristóteles (2008), Chartier (2002), dentre outros que se fizeram necessários durante a análise. O estudo recuperou a história do país e suas representações sociais, religiosas e culturais por meio das peças analisadas. Constatamos, também, aspectos biográficos presentes nas escritas de Hilda Hilst, vinculando a escrita teatral da autora à sua primeira experiência escrita, a poesia. A escrita teatral, portanto, é uma das experiência literária que permitiu que Hilda Hilst tivesse maior sucesso em sua escrita ficcional. Por fim, concluímos que o estado de exceção representado pela autora aborda não só o estado autoritário em que o país vivia, mas se direciona a tudo aquilo que pode aprisionar o homem e sua alma como a religião, os padrões sociais, a política e as contradições da justiça, do homem e de Deus.
Abstract: Hilda Hilst, best known for her poetry and books considered erotic, is the playwright chosen to walk the path of a research that values literary and scenic knowledge.By bringing theater and dramaturgy to the assimilation of academic knowledge and cultural dissemination, we collaborate with the two public universities in the state of Mato Grosso do Sul, which study the scene in their theater courses, the Federal University of Grande Dourados (UFGD) and the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS).We seek to innovate the paths that we can traced in the field of literature, in the construction of culture and in the recognition of the history of the country in an interdisciplinary way.In this dissertation, we analyze the restatements of the state of exception in four of the eight plays written by Hilda Hilst, from 1967 to 1969: The visitor, The birds of the night, The new system and The executioner.We identify how the writing of Hilda Hilst represented the Brazilian military dictatorship in her plays; we have verified how the plays play a double role: that of representing and of reflecting on the historical moment; finally, we explore the ideas of repression experienced in the military regime, pointed out in her work.The mimèsis is the concept that guided the look of this research, whose methodology was bibliographical. The selected theorists for the discussion were Lima (2003), Compagnon (2003), Burnier (2009), Aristóteles (2008), Chartier (2002), among others that became necessary during the analysis.The study recovered the history of the Country and its social, religious and cultural representations through the analyzed pieces. We also find biographical aspects present in the writings of Hilda Hilst, linking the author's theatrical writing to her first written experience, which is poetry.Therefore, theatrical writing is the literary experience that allowed Hilda Hilst to have greater success in her fictional writing. Finally, we conclude that the state of exception represented by the author addresses not only the authoritarian state in which the country lived, but also directs itselfe to everything that can imprison man and his soul such as religion, social standards, politics and the contradictions of justice, man and God.
Palavras-chave: Hilst, Hilda, 1930-2004
Literatura brasileira
Brazilian literature
Teatro
Theater arts
Brasil - História - Ditadura militar, 1964-1985
Brazil - History - Military dictatorship, 1964-1985
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: LIMA, Johnny dos Santos. O Estado de exceção no teatro de Hilda Hilst: representações. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/963
Data do documento: 11-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JohnnydosSantosLima.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.