Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/97
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baruffi, Alaíde Maria Zabloski-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866260412406804pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Maria José Braga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6062709047020812pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Dirce Nei Teixeira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3189425796248134pt_BR
dc.creatorRamires, Vanessa Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4505325933829428pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-08T15:39:38Z-
dc.date.available2018-08-08T15:39:38Z-
dc.date.issued2011-04-11-
dc.identifier.citationRAMIRES, Vanessa Ramos. A Articulação escola-família em escolas destaques no IDEB. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/97-
dc.description.abstractThis study is inserted in the Brazilian educational policy, through their school policies, focusing on the theme of school-family relationship. Scales up by clipping the actions interested in approaching the family to the school. Aiming to identify and to analyze intraschool practices of approach between school and family in the municipal school systems of Mato Grosso do Sul, the problematic which leads to methodological procedures is set the following question: "Which intra-school actions have the education networks of Mato Grosso do Sul developed to approach the family to the school?". Characterized by qualitative research, supplemented by quantitative evidence, casts himself hand to review procedures for studies, documentary analysis and empirical research. We use the sample search on the net "Good results in IDEB: an exploratory study of explanatory factors", of which this is linked. Divided into two parts. The first chapter examines the socio-historical transformations of the school and family institution in order to clarify its reasons, purposes and possibilities to propose, therefore, identifies actions that stimulate the approach between the school and the familiy through educational literature. The second chapter, in turn, reveals the existence of intra-school initiatives for school-family approach in the context of Mato Grosso do Sul. It is concluded that the intra-school actions of school-family approach, developed within the educational systems of Mato Grosso do Sul it is characterized by informational, interactive, sharing, and completion purpose of school education with the families.en
dc.description.resumoO presente estudo se insere no campo da política educacional brasileira, por meio de suas políticas escolares, debruçando-se sobre o tema relação escola-família. Dimensiona-se pelo recorte de ações com interesse em aproximar a escola da família. Com objetivo de identificar e analisar práticas intra-escolares de aproximação entre escola e família nas redes escolares municipais de Mato Grosso do Sul, a problemática que conduz os procedimentos metodológicos configura-se na seguinte questão: “Quais ações intra-escolares as redes de ensino sul-mato-grossenses tem desenvolvido no sentido de aproximar a escola da família?”. Caracterizando-se por uma pesquisa qualitativa, complementada por evidências quantitativas, lança-se mão à procedimentos da revisão de estudos, análise documental e pesquisa empírica. Utiliza-se da amostra da pesquisa em rede “Bons resultados no IDEB: estudo exploratório de fatores explicativos”, da qual este se vincula. Para tanto, divide-se em duas partes. O primeiro capítulo analisa as transformações sócio-históricas da instituição escola e família, de modo a esclarecer suas razões, finalidades e propor possibilidades, por conseguinte, identifica ações escolares que estimulam a aproximação entre escola e família por meio da literatura educacional. O segundo capítulo, por sua vez, revela a existência de iniciativas intra-escolares de aproximação escola-família no contexto sul-mato-grossense. Esclarece-se que as ações intra-escolares de aproximação escola-família desenvolvidas no âmbito das redes de ensino sul-mato-grossenses caracterizam-se pela finalidade informativa, interativa, de compartilhamento, e de complementação da educação escolar junto às famílias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-08-08T15:39:38Z No. of bitstreams: 1 VanessaRamosRamires.pdf: 922123 bytes, checksum: fbe9932a41237e03b2471c39c9dd0aa5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T15:39:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VanessaRamosRamires.pdf: 922123 bytes, checksum: fbe9932a41237e03b2471c39c9dd0aa5 (MD5) Previous issue date: 2011-04-11en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectPolítica escolarpt_BR
dc.subjectSchool policyen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectFamily school relationshipen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Articulação escola-família em escolas destaques no IDEBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VanessaRamosRamires.pdf900,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.