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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/980
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cargos de direção em Universidades Federais: diagnóstico da Universidade Federal da Grande Dourados e proposições |
Título(s) alternativo(s): | Management positions at Federal Universities |
Autor(es): | Almeida, Adriana de |
Primeiro Orientador: | Binotto, Erlaine |
metadata.dc.contributor.referee1: | Chiariello, Caio Luis |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barros, Marcio Eduardo de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Kremer, Andréia Maria |
Resumo: | Em um contexto em que as mudanças são constantes e a velocidade que as novidades surgem, as universidades federais brasileiras tem cada vez mais relevância e precisam inovar e se adequar às expectativas da sociedade. Os gestores são fundamentais para uma administração pautada na eficiência e eficácia. Assim um servidor público quando atuando no papel de gestor, seja ele um docente ou um técnico-administrativo, precisa ter conhecimento técnico para gerir os recursos financeiros, humanos e administrativos da instituição, e simultaneamente ser um bom líder e representar a instituição perante a comunidade. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de ocupação dos cargos de direção e propor melhorias. A técnica para desenvolvimento do estudo é a pesquisa de natureza aplicada, pois o objetivo é gerar conhecimentos para uma aplicação prática. A pesquisa é descritiva, qualitativa e quantitativa. Foram coletados dados da trajetória profissional dos 71 sujeitos que participaram da pesquisa, diretores de faculdade e coordenadores de pró-reitoria que ocuparam o cargo de 26 de maio de 2011 a 25 de maio de 2016. Foi realizada pesquisa documental por legislações pertinentes ao estudo e nos documentos públicos e oficiais da UFGD, das duas melhores universidades federais de cada região do país de acordo com o ranking Quacquarelli Symonds e das universidades federais criadas em 2005. Após, foi realizada entrevista com os sujeitos estudados, 23 gestores participaram das entrevistas. Como resultados tem-se que os gestores consideram importante a capacitação na área da gestão e gostariam de ter a oportunidade de participar de uma capacitação desta natureza antes e durante o período de ocupação do cargo. Não foram encontradas exigências sobre formação ou experiência profissional na área da gestão universitária para os ocupantes dos cargos de direção nos documentos oficiais das universidades pesquisadas. Assim, foram sugeridas algumas intervenções que poderiam auxiliar a instituição neste processo. |
Abstract: | In a context in which changes are constant and the speed that news comes, Brazilian federal universities are increasingly relevant and need to innovate and adapt to the expectations of society. Managers are key to an administration based on efficiency and effectiveness. Thus a public servant when acting in the role of manager, whether a teacher or an administrative technician, must have the technical knowledge to manage the financial, human and administrative resources of the institution, and simultaneously be a good leader and represent the institution before the community . The purpose of this paper is to analyze the process of occupying the management positions and propose improvements. The technique for the development of the study is applied research, since the objective is to generate knowledge for a practical application. The research is descriptive, qualitative and quantitative. Data were collected from the professional trajectory of the 71 subjects who participated in the research, faculty directors and pro-rector coordinators who held the position from May 26, 2011 to May 25, 2016. Documentary research was done through legislation pertinent to the study and in the public and official documents of the UFGD, the two best federal universities in each region of the country according to the Quacquarelli Symonds ranking and the federal universities created in 2005. After that, an interview was conducted with the subjects studied, 23 managers participated in the interviews. As a result, managers believe that training in management is important and would like to have the opportunity to participate in training of this nature before and during the period of occupation of the position. No requirements were found on training or professional experience in the area of university management for the occupants of management positions in the official documents of the researched universities. Thus, some interventions were suggested that could help the institution in this process. |
Palavras-chave: | Educação superior Higher education Gestão universitária Universities and colleges - Administration Educação pública Public education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional |
Citação: | ALMEIDA, Adriana de. Cargos de direção em Universidades Federais: diagnóstico da Universidade Federal da Grande Dourados e proposições. 2018. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/980 |
Data do documento: | 20-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional |
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