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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lindamir Cardoso Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0499136635463788pt_BR
dc.contributor.referee1Real, Giselle Cristina Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670419259749996pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Maria Cristina Lima Paniago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7069068378393799pt_BR
dc.creatorGuimieiro, Angela Hess-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6012893980410900pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-08T17:36:48Z-
dc.date.available2018-08-08T17:36:48Z-
dc.date.issued2010-04-30-
dc.identifier.citationGUMIEIRO, Angela Hess. Organização e gestão da formação continuada dos professores de língua portuguesa no âmbito municipal: impasses e possibilidades. 2010. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/99-
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the organization and management of actions for continuing education for teachers of Portuguese Language from 6th to 9th grade of Secondary School along the period of 2005 to 2008 in a city of Grande Dourados / MS - Brazil - in the perspective of a democratic management. It was also questioned how the teachers and managers have realized this process. It is a qualitative study. It was noticed that the education given by the City Office of Education is strongly defined by courses and lectures which somehow update the teachers, that is, enlighten, but it does not make possible an appropriate reflexion and neither an empowerment for the school collective. The management of educational actions addressed for Portuguese Language teachers is a rational technique; they are supposed to be well skilled for teaching as they are given scientific knowledge and techniques. Educational actions are fragmented, punctual, with date, local and theme previously determined by the City Office of Education; schools and teachers do not take part directly, besides the Office does not provide any commitment in a way to improve the pedagogical practice, neither by the Office itself nor by the ones involved in the actions. Teachers and managers´ conception is that, the continuum formation is a quick update which contributes significantly for the change of the pedagogical practice. Thus, the analyses point out for the necessity of experiences at schools which enlarge the political participation of social actors in order to get a better base to accomplish the constitutional principle of the democratic management, as qualitatively, in building a democratic and inclusive school.pt_BR
dc.description.resumoNosso objetivo foi analisar a organização e a gestão das ações de formação continuada destinadas aos professores de língua portuguesa do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental no período de 2005 a 2008 de um município da Grande Dourados na perspectiva da gestão democrática. Indagamos também como os professores e gestores concebem este processo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Constatamos que a formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação é caracterizada fortemente por cursos e palestras, que atualizam de certa forma o professor, ou seja, informam, mas não possibilitam um adequado espaço para a reflexão e o fortalecimento do coletivo escolar. A gestão das ações formativas destinadas aos professores de língua portuguesa é marcada pela racionalidade técnica, passando a ideia de que com um determinado conjunto de conhecimentos científicos e técnicas o professor estará instrumentalizado para o exercício da profissão. As ações formativas são fragmentadas, pontuais, com data, local e temáticas previamente definidas pela secretaria, sem a participação direta na sua concepção das escolas e dos professores e não geram compromissos no sentido da melhoria contínua da prática pedagógica, nem por parte da Secretaria de Educação, nem dos envolvidos nas ações. A concepção de professores e gestores é que a formação continuada é uma atualização rápida que contribui significativamente para a mudança da prática pedagógica. Assim sendo, as análises apontam a necessidade de vivências no âmbito das escolas que ampliem a participação política dos atores sociais, possibilitando assim criar bases tanto para fazer cumprir o princípio constitucional da gestão democrática, como qualitativamente na construção de uma escola mais democrática e inclusiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-08-08T17:36:48Z No. of bitstreams: 1 AngelaHessGumieiro.pdf: 725272 bytes, checksum: 4fcc9ea4f9da2c6419cd49f60f4a865d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T17:36:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AngelaHessGumieiro.pdf: 725272 bytes, checksum: 4fcc9ea4f9da2c6419cd49f60f4a865d (MD5) Previous issue date: 2010-04-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOrganização e gestão da formação continuada dos professores de língua portuguesa no âmbito municipal: impasses e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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