Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1017
Tipo: Livro
Título: A Pecuária bovina no processo de ocupação e desenvolvimento econômico do Pantanal sul-mato-grossense (1830-1910)
Autor(es): Esselin, Paulo Marcos
Resumo: Este estudo procura discutir o papel desempenhado pela pecuária bovina no processo de ocupação e desenvolvimento econômico do Pantanal sul-mato-grossense. Investiga a origem dos primeiros bovinos introduzidos na Planície Fluvial, bem como as características do meio físico que permitiram excepcionais condições para operar a reprodução do rebanho. Colonos espanhóis e jesuítas a serviço da Coroa espanhola desempenharam papel relevante na difusão do criatório bovino no Pantanal sul e as condições ambientais da região dificultaram o desenvolvimento da agricultura, obrigando os pioneiros a lançarem mão da pecuária para garantir a sua subsistência. Esses rebanhos contribuíram para a instalação das primeiras indústrias de charque em solo mato-grossense.
Palavras-chave: Bovinocultura
Pantanal - pecuária
Livestock
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: ESSELIN, Paulo Marcos. A Pecuária bovina no processo de ocupação e desenvolvimento econômico do Pantanal sul-mato-grossense (1830-1910). Dourados, MS: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2011. 358 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1017
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Livros



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.