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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1025
Tipo: | Dissertação |
Título: | Para ver os mapas com palavras: audiodescrição como recurso pedagógico no ensino de geografia para a inclusão de pessoas com deficiência visual |
Título(s) alternativo(s): | To see maps with words: audiodescription as a pedagogical resource in geography education for the inclusion of people with visual deficiency |
Autor(es): | Vieira, Jaqueline Machado |
Primeiro Orientador: | Santos, Reinaldo dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Eliana Lucia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bruno, Marilda Moraes Garcia |
Resumo: | Esta dissertação foi desenvolvida a partir da necessidade de se repensar metodologias de ensinoaprendizagem de Geografia para estudantes videntes e, sobretudo, com deficiência visual, objetivando potencializar a comunicação pedagógica destes com os professores, mas, também, com seus colegas. Com os pressupostos metodológicos da pesquisa experimental e tecnológica este estudo foi desenvolvido em dois grandes momentos. Na primeira fase dessa pesquisa foi criado um protótipo analógico. Depois, agregamos um mapa representacional de uma mesa de estudos da pesquisadora que serviu de modelo para trabalhar os elementos básicos da cartografia. Em seguida, avançamos na perspectiva de explicar como utilizar o mapa do estado de Mato Grosso do Sul com acessibilidade em audiodescrição textual. Para isto, elaboramos como modelo, nove quadrantes, detalhados textualmente, para os educadores de geografia utilizarem em suas aulas. Com esta etapa concluída, partimos para a segunda fase da pesquisa, transformar esse protótipo analógico em uma tecnologia digital de informação e comunicação que auxilie na acessibilidade de educandos videntes ou com deficiência visual por meio do recurso da audiodescrição gravada. Neste conteúdo foi anexado um manual instrucional de 32 fichas digitais com características do mapa do estado de Mato Grosso do Sul destacando suas cinco principais cidades, onde descrevemos passo a passo de como o professor pode trabalhar em sala de aula essa interação sobre as fichas utilizando as ferramentas acessíveis do programa “Word”, de maneira objetiva, por meio de computadores ou outros dispositivos tecnológicos (notebooks, tablets, celulares ou smartphones). Esta ferramenta confere aos professores de Geografia a possibilidade de uma intervenção pedagógica no sentido de contemplar o diálogo e o ensino-aprendizagem com todos os estudantes, principalmente, os que possuem deficiência visual. Podemos considerar que a criação deste recurso didático-pedagógico para o ensino de Geografia auxilia para a acessibilidade e o aperfeiçoamento de práticas que vão ao encontro das necessidades destes estudantes. Desse modo, esta pesquisa se constitui enquanto possibilidade de construção de alternativas metodológicas para se trabalhar com pesquisadores, professores, educadores e educandos com ou sem deficiência, seja em sala de aula ou por meio de oficinas, qualificando o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Ressalta-se três etapas metodológicas que foram fundamentais para a conclusão desta dissertação, a criação, o desenvolvimento e o seu produto. Isto porque esta pesquisa se caracteriza enquanto tecnológica/experimental no campo educacional, que teve como objetivo a utilização da tecnologia como meio para possibilitar a comunicação pedagógica com os estudantes deficientes visuais nas aulas de Geografia. |
Abstract: | This dissertation was developed based on the need to rethink Geography teaching-learning methodologies for sighted students and, above all, visually impaired students, aiming at enhancing their pedagogical communication with their teachers, but also with their colleagues. With the methodological assumptions of the experimental and technological research this study was developed in two great moments. In the first phase of this research an analog prototype was created. Then we added a representational map of a researcher's studying desk that served as a model for working on the basic elements of cartography. We then proceeded with the perspective of explaining how to use the map of Mato Grosso do Sul State with accessibility in textual audio description. In order to do that, we elaborated nine quadrants with detailed verbatim as a model for the Geography teachers use in their classrooms. When this phase was completed, we started the second phase of the research, which was to transform this analog prototype into digital information and communication technology that assists in the accessibility of sighted or visually impaired learners through the use of recorded audio description. In this content it was attached an instructional manual of 32 digital cards with characteristics of the map of Mato Grosso do Sul State highlighting its five main cities, in which we described step by step how the teacher could work this interaction with the cards in the classroom by objectively using the accessible tools of the "Word" program, by means of computers or other technological devices (notebooks, tablets, cell phones or smartphones).This tool provides to Geography teachers the possibility of a pedagogical intervention in the sense of contemplating the dialogue and teaching-learning with all students, especially those with visual impairment. We can consider that the creation of this didactic-pedagogical resource for the teaching of Geography helps the accessibility and the improvement of practices that meet the needs of these students. Thus, this research constitutes as a possibility to construct methodological alternatives to work with researchers, teachers, educators and learners with or without disabilities, either in the classroom or through workshops, qualifying the teachinglearning process in Geography. We highlight three methodological steps that were fundamental for the conclusion of this dissertation, which are the creation, the development and its product. The reason is that this research is characterized as technological / experimental in the educational field, whose objective was the use of technology as a means to enable pedagogical communication with the visually impaired students in the Geography classes. |
Palavras-chave: | Geografia - ensino e aprendizagem Geography - Study and teaching Tecnologia assistiva Assistive technology Deficiência visual Visual impairments |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | VIEIRA, Jaqueline Machado. Para ver os mapas com palavras: audiodescrição como recurso pedagógico no ensino de geografia para a inclusão de pessoas com deficiência visual. 2018. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1025 |
Data do documento: | 9-Mai-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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