Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1052
Tipo: Livro
Título: Alusão e intertexto: a dinâmica da apropriação em Morte e vida severina
Autor(es): Pinto Junior, Braz
Resumo: Entendendo o conceito de texto como produto de um processo no qual não apenas entram em jogo a inspiração ou a originalidade do autor e do enredo, mas também a atualização ou tradução de outros textos (ou contextos) torna-se necessária, o autor sugere nesse livro um exercício de leitura do clássico cabralino em que o diálogo, a alusão e a apropriação são elementos-chave. A reflexão proposta pelo autor aproxima Morte e vida Severina de outros clássicos da tradição ocidental, principalmente de autores anglófonos, entre eles Shakespeare e T. S. Eliot. O alcance desse trabalho contribui para desenvolvermos um certo olhar crítico sobre a poesia, sua função e seus processos de criação, sem nos prendermos a preconceitos como o da originalidade, além de exercitarmos nosso papel como leitores contemporâneos de obras do passado.
Palavras-chave: Melo Neto, João Cabral de, 1920-1999
Intertextualidade
Intertextuality
Poesia
Poetry
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: PINTO JUNIOR, Braz. Alusão e intertexto: a dinâmica da apropriação em Morte e vida severina. Dourados, MS: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2014. 188 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1052
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alusao-e-intertexto-a-dinamica-da-apropriacao-em-morte-e-vida-severina-braz-pinto-junior.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.