Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1090
Tipo: Livro
Título: Capitalismo verde e transgressões: Amazônia no espelho de Caliban
Autor(es): Paula, Elder Andrade de
Resumo: Caliban, em “A tempestade”, de William Shakespeare, é um “escravo selvagem e disforme”, um “monstrengo” e filho da “repelente bruxa Sicorax”, da Argélia; e Próspero, ao contrário, é um “legítimo duque” de estirpe europeia. O poeta Roberto Retamar metaforizou a América através dos dois: Próspero é o “civilizado”, o colonizador; e Caliban é o “bárbaro” a ser vencido. Mas, com Retamar, Caliban resiste e luta contra todo tipo de colonialismo. Aprendemos a ser bárbaros com ele! Agora, neste livro, o “bárbaro” Elder se mistura a pueblos indígenas, ribeirinhos, camponeses e caboclos, entre transfronteiras de pedaços do Brasil (Acre), da Bolívia (Pando) e do Peru (Madre de Dios), e revela que nem todo ser Próspero é prosperidade de todos. Ao contrário, encarnando esta condição “bárbara”, Elder, em luta apaixonada, escancara que as palavras e as práticas de desenvolvimento (outra definição para prosperidade) ou desenvolvimento sustentável não se sustentam como relações de verdadeira autonomia.
Palavras-chave: Capitalismo
Capitalism
Geopolítica
Geopolitics
Região de fronteira
Borderlands
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: PAULA, Elder Andrade de. Capitalismo verde e transgressões: Amazônia no espelho de Caliban. Dourados, MS: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2013. 138 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1090
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capitalismo-verde-e-transgressoes-amazonia-no-espelho-de-caliban-elder-andrade-de-paula-1.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.